Novas instalações da UBS São Pedro são entregues à comunidade

A obra foi orçada no valor de R$ 234.257,30

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reforma tão grande que pode ser considerada uma estrutura nova. Foi assim que os profissionais e usuários definiram a Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Soares Filho, do bairro São Pedro, entregue hoje (07) pela Prefeitura de Teresina.

Mais de 16 mil pessoas serão beneficiadas com a reforma, orçada no valor de R$ 234.257,30. A UBS agora apresenta uma maior capacidade para atender a população e está adequada ao número de equipes do Programa Saúde da Família.

Oito consultórios foram reformados e readequados, sendo seis médicos e dois odontológicos. A sala de vacina, a farmácia, a sala de coleta e a de aerosol foram reformadas. O SAME, espaço para marcação de consultas, também foi reformado e ampliado, bem como ambientes como sala de procedimentos, diretoria, sala de reunião e banheiros de uso geral. Foi construído ainda um escovódromo e uma sala de expurgo – para atender as exigências de biossegurança. Três banheiros foram adaptados para portadores de necessidades especiais e foi construída uma rampa de acesso para cadeirantes.

Segundo a coordenadora da UBS, Andréia Rodrigues, as novas instalações vão melhorar as condições de trabalho dos servidores. “Nossas expectativas são as melhores possíveis e só têm a contribuir. Além dos consultórios, agora temos um auditório e poderemos organizar mais ações educativas e palestras para a comunidade”, exemplifica ela.

Para o presidente da Associação de Moradores da região, Valdir Pereira, a principal melhoria virá na área odontológica, com um novo consultório para atender a população – formada por pessoas como Maria do Nascimento, 78 anos. A aposentada visita a unidade quase todos os dias, seja realizando acompanhamento de seu problema de hipertensão, seja marcando consultas para ela e seus familiares. “Espero que com esta reforma venham muitas coisas boas, pois o pobre precisa desta atenção”, diz.

Durante a cerimônia de entrega, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes, frisou que esta faz parte do maior programa de qualificação e requalificação da atenção básica em todos os tempos. “A Prefeitura de Teresina está trabalhando muito para a melhoria dos serviços. Até o fim desta gestão, teremos mais de 70 Unidades Básicas de Saúde construídas e reformadas. Um total de 2.300 servidores concursados já foi chamado, além de benefícios como a realização de cursos, melhoria das condições de trabalho, informatização e novos equipamentos”, enumera.

Para o prefeito Firmino Filho, a saúde pública merece o respeito da cidade e deve ser vista como prioridade. “Com estas melhorias, ganha a atenção básica e ganha a população com um melhor atendimento. E as ações continuam, pois nunca se investiu tanto em obras desta área como tem sido investido agora”, disse.

Durante o mês de aniversário de Teresina, serão entregues ainda as reformas das UBS dos bairros Lourival Parente e Vila Bandeirante, além de duas novas Unidades de Saúde, uma no Vale do Gavião e outra no Jacinta Andrade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES