Novembro Azul: Evento chama atenção para a saúde do homem

Ação voltada para a conscientização da população masculina.

Após o término da campanha Outubro Rosa, chegou a vez da campanha direcionada à saúde do homem, o Novembro Azul, na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). O alvo agora é o combate ao câncer de próstata.

Para lembrar a passagem do mês de novembro, a diretoria de Programas e Projetos Especiais do entreposto, por meio de parceria com a Fundação Municipal de Saúde e com as faculdades Ceut e Ceprosc, preparou uma ação voltada para a conscientização da população masculina para a importância da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que atingem os homens.

Abrindo as atividades do Novembro Azul 2016, na próxima terça-feira (8), às 8h, será realizada, no galpão central, uma manhã de saúde com distribuição de panfletos informativos, realização de exames e orientações, visando chamar a atenção da população para a importância da campanha. A ação contará com a presença de médicos, enfermeiros e estudantes da área de saúde.

De acordo com a coordenadora do evento Saúde do Homem na Ceapi, Sandra Vieira, a campanha vem para a sensibilização da população masculina. “Preparamos um dia de ações, tendo em vista a importância da campanha promovida em todo o mundo. Estaremos ofertando consultas, exames preventivos e encaminhamentos para especialistas, além da parte educativa com palestras para os feirantes,” disse a coordenadora. “O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Fica atrás apenas de um dos tipos de câncer de pele. Toda ação para combater a doença aqui no entreposto é bem-vinda”, completa Sandra.

Para 2016, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimou que seriam diagnosticados 61 mil novos casos da doença no Brasil.  Um a cada seis homens vai ter a doença. E os números de mortes são altos: 13 mil por ano, porque, sem exames, o diagnóstico chega tarde.

Fonte: Assessoria
logomarca do portal meionorte..com