“Novo centro recupera história”

Prefeitura de Teresina planeja requalificar e reorganizar o centro da cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina, a capital do Piau?, ainda passa por um problema s?rio de desorganiza??o do espa?o urbano. Pedestres, uma demanda consider?vel de ambulantes, carros estacionados incorretamente nas vias, isso tudo, somado ?s altas temperaturas, torna o centro da cidade uma confus?o. Os pontos para passeio s?o m?nimos e as pessoas n?o t?m como trafegar tranq?ilas, justamente por falta de espa?o necess?rio para tal atividade.

Diante disso, a Prefeitura de Teresina planeja requalificar e reorganizar o centro da cidade. Mudan?as pontuais e eficazes ser?o feitas a curto, m?dio e longo prazos, como a reestrutura??o do com?rcio informal, a redefini??o do sistema vi?rio, assim como modifica?es no patrim?nio da cidade atrav?s de restaura??o e valoriza??o de pra?as e pr?dios hist?ricos.

Segundo a coordenadora do projeto de requalifica??o do centro de Teresina, Carmem Neud?lia, as principais pra?as hist?ricas ser?o restauradas a fim de torn?-las bons espa?os de sociabilidade, como no passado. "Queremos transformar pra?as locais onde as pessoas possam passear, conversar, trocar id?ias, na verdade, um local agrad?vel para os encontros", explica a coordenadora.

A Pra?a Rio Branco, localizada na regi?o que abrange o centro hist?rico da

capital, ser? uma das que passar?o por restaura??o. Entenda-se por centro hist?rico a ?rea onde Teresina "nasceu", cujo marco de deenvolvimento foi marcado pela implanta??o e constru??o, quase que imediata, da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, com o objetivo de

legitimar a transfer?ncia da capital de Oeiras para Teresina, sob ?gide do Conselheiro Saraiva.

Ainda segundo Carmem Neud?lia, os ambulantes que ocupam ?reas direcionadas ao fluxo de pedestres ganhar?o um local espec?fico para a venda de suas mercadorias. Ela informou que as ruas ?lvaro Mendes e Simpl?cio Mendes, onde a demanda de ambulantes ? not?ria, ser?o esocupadas e organizadas visando a reabertura ao fluxo de ve?culos e o ordenamento de pedestres. Mas os comerciantes informais n?o ser?o prejudicados porque a administra??o municipal iniciou as obras de onstru??o do "Shopping Cidade", cuja principal finalidade ? abrigar os ambulantes em pontos confort?veis e seguros, a fim de oferecer melhores

condi?es de trabalho aos mais de 1.800 que ser?o transferidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES