Novo ciclone se forma no RS nesta segunda; chuvas e ventos afetam São Paulo

Chuvas e ventos fortes colocam algumas regiões do Sul do Brasil em estado de alerta

Novo ciclone se forma no RS nesta segunda; chuvas e ventos afetam São Paulo | Reprodução/CNN Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (4), está previsto o desenvolvimento de um novo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. Esse fenômeno dará origem a uma frente fria ao longo do dia, intensificando os temporais e chuvas fortes que já estão afetando a região. Além disso, o estado de São Paulo também será impactado por chuvas e ventos. Após um fim de semana instável no Sul, caracterizado por precipitações e ventos intensos devido à circulação de ventos e uma área de baixa pressão formada no Paraguai, o início desta semana seguirá com condições climáticas desafiadoras, conforme a Climatempo. 

O início desta segunda-feira é marcado por chuvas, à medida que o ciclone se forma na região, principalmente afetando o sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre está sob alerta de temporais, com previsão de baixas temperaturas e possíveis acumulações de chuva que podem alcançar até 100 mm ao longo do dia, conforme informado pelo instituto meteorológico. As rajadas de vento devem variar entre 40 e 60 km/h em toda a região, mas podem atingir até 80 km/h nas áreas sujeitas a tempestades.

Cidades como Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão, no Paraná, juntamente com São Miguel d'Oeste e Chapecó, em Santa Catarina, devem permanecer em estado de alerta. Além disso, de acordo com a Climatempo, Santa Maria e todas as regiões do centro-norte e litoral do Rio Grande do Sul encontram-se em situação de perigo devido ao elevado volume de chuvas. 

Além da região Sul, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas áreas de São Paulo também podem enfrentar impactos climáticos e estão sob alerta de perigo potencial, embora o risco seja considerado baixo. Espera-se chuvas com variação de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos intensos, que podem atingir velocidades de 40 a 60 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. 

Até as 10h desta segunda-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emite um alerta para a possibilidade de "temporais, descargas elétricas, eventual queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas". Prevê-se que o ciclone se afaste em direção ao oceano na terça-feira (5), resultando na progressão da frente fria em direção ao Sudeste. Isso resultará em um período de tempo mais estável em grande parte da região Sul, com chuvas de baixa intensidade apenas no centro-norte do Paraná. Entretanto, na quarta-feira (6) e na quinta-feira (7), a circulação de ventos trará umidade de volta à região, colocando os três estados novamente em estado de alerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES