Novo comandante da Guarda Civil Municipal é empossado em Teresina

A solenidade ocorreu no Parque da Cidadania e seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19.

ery | et
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa, empossou na noite desta quarta-feira (02), o novo comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, André Viana. O momento representa um marco na história da corporação por ser a primeira vez que um profissional de carreira assume o comando. A solenidade ocorreu no Parque da Cidadania e seguiu os protocolos de segurança contra a Covid-19.

A posse contou também com a presença do vice-prefeito Robert Rios, o coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, o coordenador estadual de Segurança, coronel Rubens Pereira, além de secretários municipais, vereadores, representantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército, e das Guardas Municipais de José de Freitas, no interior do Piauí, e de Timon, cidade maranhense.

Novo comandante da GCM é empossado em Teresina (Foto: Lucas Didas/ Semcom)

Dr. Pessoa destacou a importância dos agentes para Teresina e o potencial do empossado. "É um momento de alegria, de felicidade. O novo comandante tem um potencial de conhecimento enorme e tem um ponto muito forte que é a humildade. Os guardas municipais são importantes para completar o cuidado com o cidadão. A segurança é indispensável", disse o prefeito.

André Viana fala dos desafios que vêm com a nova função, e agradeceu a confiança e oportunidade. "Primeiramente, isso é um sonho! Nossa instituição avançar a esse ponto, chegar a ter como comandante um profissional de carreira. Tenho interesse que a instituição cresça, desenvolva um trabalho de excelência e esse é um passo importantíssimo para avançarmos. Sei que não será uma missão fácil, sei das minhas responsabilidades, mas também sei que é um trabalho de continuidade que já venho desenvolvendo desde janeiro quando fui convidado pelo coordenador de Segurança, coronel Nixon, a ser gerente de operações", disse André Viana.

André Viana, novo comandante da GCM em Teresina (Foto: Lucas Dias/ Semcom)

O coordenador municipal de Segurança, Nixon Frota, destacou que a Guarda Municipal segue agora o padrão de outras Forças de Segurança que têm em seu comando, um servidor de carreira.

"É um momento histórico para a GCM, para prefeitura, para Teresina. Hoje, pela primeira vez, a GCM tem um um comandante da sua categoria, assim como é em qualquer tropa de elite, a exemplo da PM, do Exército, da PRF, da PF, entre outras. Nada mais merecido que seu comandante seja um membro da própria categoria", disse Frota. 

Atualmente, a GCM de Teresina conta com um efetivo de aproximadamente 400 homens e mulheres. O primeiro concurso público ocorreu em 2015, mas as atividades efetivas só tiveram início em 2017. Entre as principais atribuições da corporação, a missão de proporcionar segurança às instalações do município e ao patrimônio público através do monitoramento e do patrulhamento preventivo permanente, o que, consequentemente, dá também mais sensação de segurança à sociedade.

Prefeitura empossa novo comandante da GCM em Teresina (Foto: Lucas Dias/ Semcom)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES