Novo documentário de Douglas Machado será lançado durante Festivídeo

Novo documentário de Douglas Machado será lançado durante Festivídeo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cineasta Douglas Machado lan?ar? em Teresina o document?rio Luiz Ant?nio de Assis Brasil ? O C?dice e o Cinzel. Ser? neste s?bado (08), ?s 19h, na Casa da Cultura. O lan?amento faz parte da programa??o do 15? Festival de V?deo de Teresina, evento realizado pela Prefeitura de Teresina, atrav?s da Funda??o Cultural Monsenhor Chaves. O filme tamb?m ser? exibido em sess?es comentadas e com entrada franca em outros espa?os mantidos pela Prefeitura.

Baseado na vida e obra do escritor ga?cho, o longa-metragem tem 140 minutos e foi gravado no Brasil, Portugal [Lisboa e Ilha de S?o Miguel, nos A?ores] e Espanha [Madrid]. O foco narrador do filme ? um olhar estrangeiro sobre o Pampa no qual o diretor faz um paralelo com a literatura produzida pelo escritor ga?cho. Al?m do universo liter?rio do autor, "O C?dice e o Cinzel" apresenta uma reflex?o acerca de v?rios temas que circundam seu universo existencial e est?tico, como por exemplo, a Oficina de Cria??o Liter?ria na PUCRS, o Pampa, Porto Alegre, Mozart e sua ascend?ncia a?oriana

Autor de obras como Videiras de Cristal (que se transformou no filme Paix?o de Jacobina), Concerto Campestre e Manh? Transfigurada, Assis Brasil ? considerado um dos maiores romancistas do pa?s. Entre as atividades curriculares, ? Doutor em Letras (1987), P?s-doutorado em Literatura A?oriana (1992 - Universidade dos A?ores) e Visiting scholar na Brown University, Providence (1998).

?Luiz Ant?nio de Assis Brasil ? O C?dice e o Cinzel? ? o quarto document?rio da s?rie sobre literatura brasileira contempor?nea produzida pela Trinca/filmes, produtora independente capitaneada por Douglas Machado. De acordo com o cineasta, o objetivo da s?rie ? oferecer um olhar sobre a literatura e sobre o Brasil, incentivando o espectador ? leitura: ?O motivo deste quarto document?rio ser dedicado a um escritor ga?cho partiu, na verdade, da estrutura central desta S?rie: apresentar um painel, em escala nacional, da Literatura Brasileira contempor?nea ? com escritores vivos e das mais diversas regi?es do pa?s?, diz Machado.

O lan?amento do document?rio acontece no ?ltimo dia do 15? Festiv?deo, na Casa da Cultura, depois da solenidade de premia??o dos melhores trabalhos concorrente. Na segunda-feira, dia 10, o filme ser? exibido no Espa?o Cultural Trilhos, ?s 19h, e, na ter?a-feira, no Teatro do Boi, no mesmo hor?rio. A ?ltima exibi??o ser? na quarta (12) no Teatro Jo?o Paulo II, ?s 20h.

Ap?s cada sess?o acontecer? um bate-papo com o cineasta Douglas Machado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES