Novo March encara Gol e HB20 na Pista e mostra bons resultados

À espreita de Gol e HB20, o March se renova na briga dos hatches compactos

Novo March | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Barato, ruim e pelado. Há bem pouco tempo estes eram os adjetivos possíveis na hora de avaliar um compacto. O tipo de carro que você só comprava porque era o que a grana ? ou a falta dela ? permitia. Em 2008 a Volkswagen lançou o Gol G5 e trouxe qualidade dinâmica até então desconhecida no segmento. Quatro anos depois, a Hyundai subiu a nota de corte. Com design, acabamento e equipamentos dignos de modelos mais caros, o HB20 virou a referência. E nesse embalo a Nissan renovou o March, baseada no novo nível dos rivais. O círculo virtuoso ? onde todos ganham ? produziu um compacto melhor desenhado e equipado. Mas teria o Nissan qualidades suficientes para superar tais caçadores?

NISSAN NEW MARCH 1.6 SL

O New March foi Compra Certa e ficou em último no comparativo? Isso não faz o menor sentido! ? você pode estar se perguntando. Lá, o que pesa é bolso, dinheiro, bufunfa. Aqui, não ignoramos a força da grana, mas equilibramos com foco no refinamento do produto em si. E a real é que, desta perspectiva, o March ainda não está no mesmo nível que Gol e HB20. Desde que começou a ser importado do México em 2011, o Nissan sempre foi um bom carro, mas que precisava ser lapidado para mostrar melhor seus atributos. E foi exatamente essa linha que a Nissan procurou com a renovação, que o fez incorporar o New na cédula de identidade.

ADEUS POKÉMON

O projeto começou em janeiro de 2012 e, inicialmente, previa que o March ? agora produzido em Resende (RJ) ? recebesse apenas um novo para-choque, ou seja, passaria pela mesma atualização do hatch tailandês. A equipe brasileira, porém, bateu o pé e exigiu algo um pouco mais profundo, exatamente pelo salto de qualidade dos rivais nacionais. Ela se uniu ao time europeu para desenvolver a reestilização. Do lado de fora, o foco esteve nas linhas dianteiras. A Nissan garante que da coluna A para frente tudo é novo. A grade traz um V cromado inspirado no Juke, enquanto os faróis perdem o formato redondo que fazia do March um Pokémon. Atrás, as lanternas receberam novos grafismos e um aerofólio passa a ser incorporado por todas as versões. ?A ideia era camuflar a silhueta redonda do March, que fazia muita gente achar que o carro era pequeno por dentro mesmo antes de entrar?, conta Tiago Castro, Gerente de Marketing de Produto da Nissan do Brasil.

Uma vez na cabine, mais novidades ? pontuais, diga-se. O volante é exclusivo para o Brasil e o console central é novo. E é ali que o New March traz mudanças que podem influenciar uma compra. Na versão topo, a SL de R$ 42.990, ele conta com central multimídia com tela de 5,8 polegadas, câmera de ré, GPS e acesso a redes sociais através do plano de dados de um smartphone. Abaixo do conjunto está o ar-condicionado digital de uma zona. Equipamentos que você não encontra em nenhum outro rival.

5 VEZES

A construção também progrediu. Antes da produção em série ter início, cada funcionário de Resende (RJ) desmontou e montou unidades mexicanas 35 vezes. Tal esforço você percebe ao rodar. Os ruídos que tanto incomodavam, diminuíram ? não são eliminados. A troca dos pneus chineses Maxxis pelos Dunlop nacionais foi acertada. Deu confiança para explorar o potencial do valente 1.6 de 111 cv. O Nissan, a propósito, é disparado o que melhor retoma velocidade.

Mas ? sempre há um mas na vida ? o New March ainda não chegou lá. Evoluiu, sem dúvida, e onde mais pecava. Na boa, se o seu negócio for custo-benefício, o Nissan é a escolha. Permanece no topo graças à boa lista de itens de série e ao preço camarada. Porém, tem o acabamento mais simples do trio e o ruído ainda joga contra. Direção e suspensão são de ótimo nível, só que, ainda, atrás das referências do segmento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES