Novo método de tratamento de feridas é implantado na atenção básica

A proposta é melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está se preparando para a adoção de um método mais moderno no tratamento de escaras e feridas em pessoas acamadas que são acompanhadas pela atenção básica. O material utilizado permite uma cicatrização mais rápida e efetiva destas lesões.

O trabalho é baseado na tese de doutorado da enfermeira Sandra Marina Bezerra, diretora do Hospital do Promorar, e já é realizado na rede hospitalar do município. “Fizemos um levantamento das pessoas que são acompanhadas pela Estratégia Saúde da Família para avaliar questões como o custo-benefício dos tratamentos e o tempo de cicatrização, e concluímos que o novo método é mais rápido e efetivo”, conta ela.

Com a proposta de melhorar a qualidade de vida desses pacientes, o presidente da FMS, Luciano Nunes, autorizou a proposta para implantar o tratamento nas Unidades Básicas da capital. O primeiro passo tem sido atualizar as informações sobre os portadores do problema e a gravidade de cada um, para análise pelas diretorias regionais de saúde. Em seguida, será realizado um treinamento com os enfermeiros das equipes ESF e então será feita a implantação dos materiais especiais, sempre com suporte de especialistas no assunto.

“Queremos permitir o acesso de pacientes humildes a novas tecnologias, de cura mais rápida e já utilizadas em todo o país”, afirma Fátima Sousa, diretora Regional de Saúde Sul da FMS. “Este é um mais um passo na melhoria da qualidade de vida desta parte da população, por meio da modernização dos serviços e garantia de um melhor tratamento”, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES