Novo Pronto Atendimento do HUT será inaugurado nesta quinta-feira

A entrada para adultos e crianças foi separada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina vai inaugurar nesta quinta-feira (10),  o Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Além de uma nova ambientação, o espaço ganhou 37 novos leitos. Com isso, o P.A. do HUT irá disponibilizar a população 52 leitos individualizados que irão proporcionar um atendimento com mais privacidade. O valor total da obra é de R$ 2.800.000 e foi executada com recursos do Programa SOS Emergências, com contrapartida da Prefeitura de Teresina.

De acordo com o Prefeito Firmino Filho, a entrega dessa obra irá melhorar ainda mais a qualidade do atendimento de urgência e emergência da capital. "O HUT é a porta de entrada de todo o sistema de saúde de Teresina e essa reforma vem qualificar ainda mais o atendimento para quem mais precisa. Estamos entregando para a população um novo pronto atendimento, que será importante para o funcionamento de todo o sistema", disse.

Outra mudança positiva foi a separação das portas de entradas adulto e infantil. Após a inauguração as crianças que necessitarem de atendimento no HUT terão uma entrada exclusiva. “Nossas crianças não irão mais ter contato com os adultos durante o atendimento. Construímos um espaço só para elas com muito mais conforto”, explicou Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT.

O diretor disse ainda que o hospital está passando por várias adequações e ampliações que irão tornar o serviço mais dinâmico e resolutivo. “Já finalizamos a climatização dos postos de enfermagem, iniciamos a reforma dos setores de esterilização e lavanderia e já estamos revestindo as paredes de todo hospital. Não podemos parar. Somos o maior hospital de urgência e emergência do estado e referência em trauma”.

Com a área totalmente climatizada o novo P.A. terá o fluxo de atendimento, totalmente, modificado. A nova estrutura dará prioridade aos pacientes mais graves, encaminhados imediatamente para sala vermelha.

No momento que entrar no hospital o paciente, obrigatoriamente, passará pela Classificação de Risco, e será encaminhado para uma das salas de emergência que estão identificadas por cores, obedecendo normas da Política Nacional Humanização (PNH) do Ministério da Saúde.

O paciente classificado com a cor vermelha é considerado caso de emergência e precisa de atendimento imediato, com a cor laranja é muito urgente com risco imediato de perda de função de órgão ou de membro.

Já os pacientes classificados com a cor amarela são considerados situações de urgência, mas que pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.

As demais cores, verde e azul, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte. Assim, depois que o paciente passar pela classificação de risco poderá ser encaminhado para os demais serviços de saúde, de acordo com a prioridade de cada caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES