Novo sistema de ônibus começa a funcionar no sábado (17) em Teresina

Segundo o gerente de fiscalização e controle do Strans, Vinícius Rufino, o sistema será lançado nesta sexta-feira (16) e já deverá entrar em vigor no dia seguinte

Avalie a matéria:
Ônibus | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltam poucos dias para a implantação do novo sistema de transportes públicos de Teresina. A partir de agora, os usuários de ônibus contarão com terminais de integração que deverão facilitar a vida dos passageiros, já que os 473 ônibus em circulação na cidade poderão ser incorporados ao novo sistema.

A novidade é que, para usufruir da integração, o usuário deverá possuir o cartão eletrônico, disponível em três modalidades distintas e comercializado em todos os pontos de venda do Setut espalhados pela cidade.

Segundo o gerente de fiscalização e controle do Strans, Vinícius Rufino, o sistema será lançado nesta sexta-feira (16) e já deverá entrar em vigor no dia seguinte.

O passageiro só terá direito à integração se estiver portando o cartão eletrônico, pois somente assim poderá utilizar dois veículos diferentes pagando apenas uma passagem.

Quem ainda não possui o cartão poderá adquiri-lo mediante o pagamento da taxa de R$ 6,30 em qualquer um dos 25 pontos de venda do Setut distribuídos em todas as zonas da cidade.

"Existirão três tipos de cartão eletrônico: o vale transporte eletrônico, destinado ao trabalhador; o cartão eletrônico do estudante, disponível para os estudantes e o cartão expresso, destinado aos demais passageiros.

É sempre bom lembrar que as pessoas precisam adquirir o cartão eletrônico mais adequado à sua necessidade pessoal, e que faça isso o quanto antes, pois somente com o cartão eletrônico será possível realizar a integração", enfatiza o gerente Vinicius Rufino.

Com a medida, Teresina ganhará oito terminais provisórios de integração: dois na zona Sul (nos bairros Parque Piauí e Planalto Bela Vista), dois na zona Norte (Mercado do Buenos Aires e Avenida Rui Barbosa), dois na zona Leste (Avenida Presidente Kennedy e bairro Santa Isabel), um na zona Sudeste (próximo ao colégio Fundação Bradesco e próximo à Usina Livramento).

Após a conclusão e funcionamento destes pontos, será iniciada a construção dos terminais definitivos, sempre nas proximidades dos terminais em construção atualmente.

Inicialmente não haverá mudança nas linhas de ônibus. A transição acontecerá de forma gradativa e a promessa é que novas linhas de ônibus serão criadas para facilitar a locomoção do usuário que depende do transporte coletivo.

A partir de sábado (17), todas as linhas de ônibus integrarão com todas as linhas das outras zonas. Os terminais ganharão proteção contra sol e chuva e deverão aumentar o conforto do passageiro.

Motoristas ameaçam parar sistema de transportes se frota for reduzida

Apesar de negar, existe em andamento na Superintendência Municipal de Transporte (Strans) solicitação para a redução de 40 ônibus, ou seja, 9,86% da frota.

De acordo com Francisco das Chagas Oliveira, presidente do Sintetro, a categoria não vai aceitar esta redução. "A população usuária do transporte não pode sofrer mais este golpe. Além de sujos, velhos e sucateados, ainda querem reduzir o número de ônibus", disse.

Segundo Chagas, a redução da frota implica também redução da mão de obra, ou seja, em demissão de trabalhadores. "Se for preciso, nós vamos parar todo o sistema de transporte de Teresina contra a redução da frota e contra a demissão.

A Strans está na contramão. Nós queremos é o aumento da frota e a inclusão de novas linhas para atender a todos os bairros e vilas de Teresina", disse Francisco das Chagas.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES