Novo sistema de transporte público será lançado nesta terça em THE

Implementação do novo sistema começa pela zona Sul da cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O lançamento do Inthegra, novo sistema de transporte público de Teresina, acontece nessa terça-feira (06). O novo sistema inicia o seu funcionamento nos dias úteis pelo Corredor Sul, que é composto pelas avenidas Barão de Gurguéia, Henry Wall de Carvalho, Miguel Rosa e Prefeito Wall Ferraz, junto com os Terminais de Integração do Bela Vista e Parque Piauí. A partir do dia 17, a população da zona sul contará plenamente com o serviço.

De acordo com o superintendente da Strans, Carlos Augusto Daniel Júnior, o café da manhã será uma oportunidade mostrar de todos como será o funcionamento. "Finalizamos as obras no Corredor Sul. A partir daí, o novo sistema vai começar funcionar juntamente com os terminais nos dias útei. Os Terminais do Bela Vista e Parque Piauí estão funcionando nos finais de semana, mas agora com o funcionamento do corredor teremos um transporte mais ágil e seguro”, explicou.

A lógica do novo sistema parte do uso dos corredores exclusivos para agilizar a viagens. As linhas que saem dos bairros (alimentadoras) levam os passageiros até os terminais. Em seguida, eles embarcam nas linhas troncais para irem até o centro da cidade utilizando o corredor exclusivo, o que dará mais agilidade, reduzindo, assim, o tempo de viagem. “O novo sistema dará mais agilidade para aos ônibus, além disso, as pessoas quando chegarem nos terminais terão mais opções de transportes para o centro da cidade, as linhas troncais passarão pelos corredores exclusivos nas avenidas Barão de Gurqueia, Miguel Rosa e Maranhão. A nossa expectativa é que a redução do tempo de viagem traga mais conforto e comodidade para os usuários dos transportes públicos”, acrescentou.

Daniel reforça ainda que todos os ônibus que fazem as linhas troncais possuem ar-condicionado e a estações para passageiros também são climatizadas. “O nosso objetivo é proporcionar um transporte público mais ágil e eficiente. Agora, com os corredores exclusivos, os ônibus terão preferência no trânsito. Com isso, eles não terão obstáculos. Os semáforos situados ao longo do percurso também já tiveram o tempo ajustado para beneficiar o transporte público”, enfatizou.

Corredor exclusivo

O superintendente explica que os corredores exclusivos darão mais agilidade e isso vai reduzir o tempo de viagem dos ônibus. “A viagem do Bairro Santa Fé, por exemplo, que era de 1h20, com os corredores e os terminais funcionando irá reduzir para 50 minutos. Fazemos um monitoramento diário desses tempos de viagem, sempre avaliando para que o tempo de viagem fique cada dia menor. Com isso, o usuário terá mais conforto e um serviço melhor”, explicou.

Para garantir o funcionamento dos corredores exclusivos, os consórcios de ônibus estão adquirindo novos carros. “Esses carros que estão sendo adquiridos são maiores, climatizados e com portas dos dois lados para que possa facilitar o embarque e desembarque nos corredores e contarão ainda com wi-fi”, enfatizou.

O superintendente reforça que esse é um processo de mudança muito radical no sistema de transportes públicos de Teresina, mas que precisa ser feito. “Sabemos que é uma mudança grande, e exatamente por isso, precisamos estar sempre monitorando para que o sistema possa funcionar da melhor maneira possível”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES