Novo sistema integra gestão da saúde no estado do Piauí

Segundo o governador Wellington Dias, esse projeto “visa manter integrada a rede de saúde, sob uma plataforma digital, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população”

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias (PT) e o secretário da Saúde, Francisco Costa, reuniram-se na manhã de ontem para tratar sobre o projeto de Saúde Digital no Piauí.

O projeto consiste na modernização e integração de toda a rede no Estado, como regulação, hospitais, Serviço de Atenção Móvel de Urgência (SAMU), atenção básica e dispensação de medicamentos, com o objetivo de gerar maior eficiência na gestão.

Segundo o governador Wellington Dias, esse projeto "visa manter integrada a rede de saúde, sob uma plataforma digital, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população".

O sistema começou a ser implantado em setes unidades de saúde: Maternidade Dona Evangelina Rosa e nos hospitais Natan Portela, da Polícia Militar, Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Areolino de Abreu, Getúlio Vargas, do Mocambinho e Infantil.

O projeto inicial deve contemplar os 3,2 milhões de pessoas que usam a rede pública estadual de saúde, nas 34 unidades hospitalares com serviços técnicos, capacitação do quadro de profissionais da saúde, entre outros.

"A partir dessa proposta poderemos monitorar e ter acesso as principais demandas na área da saúde como a humanização do atendimento, redução no índice de cirurgias canceladas e o descongestionamento das urgências", comentou Francisco Costa.

DROGAS - O governador Wellington Dias recebeu ontem, no Palácio de Karnak, o secretário Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, Vitore André Zilio Maximiliano, que veio intensificar parcerias do Governo do Estado com órgãos federais e promover o programa de políticas públicas para o enfrentamento às drogas.

Segundo Vitore, a intenção é promover ações no estado do Piauí que sirvam de referência na política antidrogas.

"Existe a necessidade de uma rede de cuidados e temos o compromisso de fazer do estado do Piauí referência em reinserção social, com a capacitação para o trabalho e a ampliação das redes de serviços", revela.

No encontro, também, estiveram presentes o representante da Federação Norte e Nordeste de Comunidades Terapêuticas (Fennoct), Célio Luís Barbosa e o representante da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (CEDrogas), Sâmio Falcão, que enfatizou a importância de se desenvolver o cuidado humanizado integrando dependentes, famílias e órgãos da saúde e educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES