Novo tremor causa pânico no Haiti

Tremor de 4,5 graus na escala Richter volta a espalhar pânico no Haiti

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tremor de 4,5 graus na escala Richter, uma réplica do devastador terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira, foi registrado neste sábado (16) no país caribenho, voltando a espalhar o pânico entre os haitianos, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos. Um porta-voz do órgão disse à Agência Efe que, desde o grande terremoto de terça-feira, mais de 50 réplicas fizeram o Haiti tremer de novo.

O terremoto de hoje, que segundo informações vindas de Porto Príncipe assustou quem está na capital haitiana, foi sentido por volta das 11h (14h de Brasília). O epicentro do novo tremor foi localizado 25 quilômetros a oeste de Porto Príncipe, onde, por precaução, os trabalhos de resgate foram suspensos temporariamente. No entanto, cinco minutos depois, as equipes voltaram a trabalhar contra o relógio em vários pontos da capital em busca de sobreviventes.

O terremoto de 7 graus na escala Richter aconteceu às 19h53 de Brasília da terça-feira e teve epicentro a 15 quilômetros de Porto Príncipe, a capital do país. A Cruz Vermelha do Haiti estima que o número de mortos ficará entre 45 mil e 50 mil. Na quarta-feira, o primeiro-ministro do país, Jean Max Bellerive, havia falado de "centenas de milhares" de mortos.

O Exército brasileiro confirmou que pelo menos 14 militares do país que participam da Minustah morreram em consequência do terremoto. A brasileira Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, ligada à Igreja Católica, também morreu no tremor. Diferente dos dados do Exército, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, aumentou hoje o número de mortos para 17 - considerando as mortes de Luiz Carlos da Costa, funcionário da ONU, e de outro brasileiro que não identificou -, segundo informações da "Agência Brasil".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES