Novos advogados firmam obrigação com a Ordem dos Advogados do Brasil - Piauí

Esta semana cerca de trinta novos advogados foram admitidos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI)

APTA | Advogada recebe o registro do presidente Willian | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trabalhar seriamente e ser um profissional honesto e com extrema dedicação aos princípios éticos, aos clientes e ao Direito. Esses são os princípios a serem seguidos pelos novos profissionais da advocacia.

Essa semana, cerca de trinta novos advogados foram admitidos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB/PI) e firmaram compromisso com a profissão.

Para a oradora da solenidade e nova advogada Isabela Veloso, esse é um momento mais que marcante em sua formação. ?Pelo menos em cada 2 meses a OAB realiza esse evento, que tem grande importância, porque é o que marca o ingresso na profissão de advogado. Ao prestar compromisso e receber a carteira o advogado está legalmente habilitado a exercer os ofícios da profissão?, coloca.

Isabela acredita que os novos advogados devem ter ciência de que estão representando direitos de uma nova sociedade, direitos novos e transversais, os quais muitos ainda não se encontram codificados ou sequer reconhecidos por alguns Tribunais.

?O maior desafio será conseguir quebrar as barreiras que infelizmente ainda existem no mundo jurídico e conseguir representar os mais diferentes segmentos da sociedade atual?, acrescenta.

Antigamente a maioria dos alunos do curso de Direito saía da faculdade com o sonho da estabilidade que uma carreira pública pode propiciar e sequer considerava a hipótese de advogar, hoje já se percebe a mudança de pensamento, a profissão advogado vem se tornando cada vez mais atrativa para os bacharéis de Direito, até por influência dos grandes nomes que o Estado vem formando nessa área. Nesse sentido, o mercado de trabalho está bastante competitivo, exigindo mais dos profissionais.

?Para se destacar na carreira de advogado é essencial gostar do ofício, mas ainda mais importante seria uma especialização profissional na área com que você mais se identifica, desta forma fica possível representar melhor os interesses dos clientes.

E sempre buscar se atualizar, posto que o Direito se encontra em constante mutação?, completa Isabela Veloso ao frisar que o advogado precisa ter como premissa principal a busca da justiça, procurando sempre harmonizar conflitos de interesses.

?É preciso ter em mente que em um país democrático todos devem ser representados, como é garantido constitucionalmente?, finaliza.

Novos profissionais têm apoio da Comissão do Jovem Advogado

Na OAB Piauí, a Comissão do Jovem Advogado é fundamental para o fortalecimento da Ordem para se ter uma advocacia cada vez mais forte e unida.

Ela atua na intenção de oferecer a esses novos profissionais a integração e participação nos destinos da Ordem, apoiando e organizando ações que mobilizem, na instituição, questões de relevância para o desenvolvimento das atividades profissionais dos advogados em início de carreira, como também a difusão da justiça e cidadania na nossa sociedade.

De acordo com o Presidente da Comissão, Francisco Felipe Santos, a Comissão prepara os novos inscritos, fazendo com que o jovem conheça a OAB e dê importância à mesma.

"Dessa forma eles contribuem para o aperfeiçoamento da profissão, estimulando a vida associativa como passo fundamental para a formação dos quadros que conduzirão a Entidade no futuro", comenta ao ressaltar que esses novos profissionais têm vários desafios pela frente.

"Os desafios vão desde a primeira audiência para quem nunca estagiou, passando pela formação de uma clientela até a insegurança na hora de cobrar honorários, e as chances de falhar serão imensas, mas a vontade de vencer nunca deve ser menor que o medo de perder.

O importante é seguir em frente, perseguir seus ideais, trabalhar com planejamento e foco, sucesso é a consequência do que você idealiza e consegue colocar em prática", acrescenta.

Estudantes se preparam para o Exame ainda na faculdade

O Exame de Ordem, tal como é hoje, é uma das formas de se realizar na profissão. Além de ser condição obrigatória para se advogar, a carteira da OAB também é exigida para prestar concurso para diversos cargos públicos, como procurador do Estado e advogado da União.

Sem ter o registro profissional, os advogados não são reconhecidos. É por isso que o estudante de Direito, Paulo Victor de Oliveira, já está se preparando para o Exame. "Já estou no ritmo de estudos. Respondo questões da primeira fase de exames anteriores e assisto a videoaulas on-line sobre assuntos cobrados na prova", comenta.

Além disso, o graduando conta, que passada a primeira fase do exame, é chegada a hora de fazer a matrícula em curso preparatório e praticar tudo que geralmente tem que saber para conseguir aprovação na segunda fase.

"Pelos exames que respondi percebi que o nível da prova é bastante elevado, mas acredito que com a prática eu vá me adequando e tendo uma base do que pode ser cobrado", acrescenta Paulo Victor ao ressaltar que sua pretensão é entrar na carreira de advocacia e tentar conciliar a profissão com um preparatório para concurso.

Francisco Felipe Santos, presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/PI, afirma que é preciso que os estudantes já tenham essa preocupação e ainda busquem mais conhecimentos, pois o mercado, hoje, exige um ótimo e fluente conhecimento das áreas tradicionais do Direito (cível, penal, trabalhista, tributário, administrativo, constitucional).

Segundo ele, a fluência nessas áreas é requisito de sobrevivência em um mercado infestado por concorrentes do mais alto nível.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES