Novos métodos para acabar com a Dengue será usado pela FMS

Novos métodos para acabar com a Dengue será usado pela FMS

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta manh? de segunda-feira (26), foi realizado no audit?rio do Rio Poty Hotel, a abertura oficial da Campanha de Combate a Dengue da Funda??o Municipal de Sa?de e a apresenta??o do Projeto Piloto de Preven??o e Combate a Dengue, elaborado por uma equipe t?cnica da FMS sob a orienta??o do consultor em Dengue do Minist?rio da Sa?de, Dr. Alm?rio Gomes.

O projeto foi apresentado ao p?blico pelo Dr. Alm?rio, que explicou as novas metodologias elaboradas para serem implantadas junto ao Plano Nacional de Combate a Dengue no Minist?rio da Sa?de. O projeto piloto far? o uso de uma armadilha que utiliza a ?gua como isca. Esta armadilha prende o mosquito, n?o permitindo sua sa?da, e, assim, ? poss?vel fazer um diagn?stico de infesta??o do Aedes Aegypti nos bairros de Teresina.

Dr. Alm?rio explicou que o m?todo adotado trar? resultados r?pidos: ?Com a instala??o das armadilhas em algumas casas de Teresina, ser? poss?vel fazer uma avalia??o do bairro. Em apenas 24 horas a Funda??o ter? o conhecimento do grau de infesta??o daquela casa, e, em 30 dias, ir? saber a realidade da Dengue naquele bairro?.

Com os resultados dos bairros com maior ?ndice de mosquito da Dengue, os agentes de sa?de far?o o uso do aspirador. ?O agente de sa?de ir? ?s casas e permanecer? por l? durante vinte minutos e far? a aspira??o de mosquitos do lugar?, explicou Dr. Alm?rio.

No ano de 2007, Teresina registrou 5.015 casos de Dengue, com dez ?bitos. O ?ndice da capital ? de 625 casos da doen?a para 100 mil habitantes. A meta da Funda??o ? que no primeiro ano do projeto esse n?mero caia para 50 casos por 100 mil habitantes.

O presidente da FMS, Dr. Jo?o Orlando Ribeiro Gon?alves, ressaltou a preocupa??o da Funda??o em acabar com a epidemia de Dengue em Teresina: ?Este ano n?s quase n?o dormirmos, preocupados em encontrar uma maneira de reduzir esses casos. Com esse m?todo trazido pelo Dr. Alm?rio ser? implantado as a?es do Plano nacional de Combate a Dengue, evidenciando o compromisso da Prefeitura com a sa?de dos teresinenses?, frisou o presidente.

O secret?rio estadual de sa?de, Assis Carvalho, esteve presente no evento e aprovou a nova campanha da FMS: ?Todas as atitudes realizadas para combater o mosquito da Dengue s?o parabenizadas pelo governo do Piau?. O governo acredita e ap?ia todas as alternativas que visam diminuir os indicadores da doen?a na nossa capital?.

O p?blico que esteve presente no audit?rio do Rio Poty Hotel ouviu atentamente a explica??o do Dr. Alm?rio sobre a doen?a. V?rios presidentes de associa?es de moradores dos bairros de Teresina estavam presentes e mostraram engajamento na a??o.

?Estou fazendo esse trabalho de mobiliza??o contra a Dengue no meu bairro. Vou promover um arrast?o de limpeza. Estou convocando todos os moradores para aderirem essa causa e vou convenc?-los de que ? importante se prevenir, pois a Dengue mata?, disse Paulo Silva, presidente da Associa??o de Moradores do bairro Santa Sofia.

O mote da campanha publicit?ria contra a Dengue ser? a Tropa de Elite, para mostrar que estamos em guerra contra o mosquito. A campanha usar? uma estrat?gia de a??o para despertar a opini?o p?blica e provocar atitudes da comunidade para agirem contra o Aedes.

O prefeito de Teresina, Dr. S?lvio Mendes, fez um alerta para a comunidade para adquirir o compromisso de combate ao mosquito da Dengue: ?N?s estamos repetindo uma atitude, para mudar uma realidade que vivemos. A Dengue ? uma doen?a democr?tica, d? no rico e d? no pobre. ? importante que cada cidad?o olhe o seu quintal. ? muito simples de fazer. Cada um deve trazer pra si essa responsabilidade e fazer a sua parte?, finalizou o prefeito.

?A campanha da Funda??o ? fant?stica. Desperta a sociedade para essa problem?tica que a gente j? sabe como combater e que ? um problema de todos n?s?, disse a promotora do Minist?rio P?blico Dr?. Cla?dia Seabra.

A Dengue ? um problema mundial e a atitude para solucionar o problema deve ser coletiva. A situ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES