Novos tremores de terra assusta no Ceará e no Piauí

. Essa é a segunda vez, em menos de duas semanas, que são registrados tremores

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo tremor de terra, que atingiu 4.0 na escala Richter, voltou a assustar moradores de v?rios municipios da regi?o Norte do Cear? na madrugada dessa sexta-feira. O ponto mais forte, chamado de epicentro, ficou localizado entre o distrito de Jord?o, em Sobral, e o munic?pio de Alc?ntaras. Mas p?de ser percebido num raio de at? 200 quil?metros, chegando at? cidades como Picos, no Piau?, segundo a defesa civil do estado do Cear?. Nos locais mais afetados, muita gente passou a noite fora das casas e at? agora se recusa a voltar.

Os tremores come?aram por volta das 2 horas e at? o princ?pio da manh? mais de cem abalos s?smicos haviam sido registrados, de acordo com o chefe do laborat?rio de sismologia da defesa civil do estado do Cear?, Francisco das Chagas Brand?o Melo. Essa ? a segunda vez, em menos de duas semanas, que s?o registrados tremores de terra na regi?o percebidos pela popula??o. Desde o dia 28 de janeiro, segundo Brand?o, as atividades s?smicas est?o acontecendo quase que diariamente, apesar de n?o serem percept?veis na maioria das vezes.

- Est? acontecendo um enxame s?smico que j? dura h? um m?s - disse.

Francisco Brand?o explica que os tremores acontecem em fun??o de movimentos nas placas tect?nicas. Ele diz que apesar do Cear? est? localizado no centro da placa tect?nica sul-americana, esse fen?meno pode acontecer. O maior tremor de terra da regi?o nordeste, que atingiu 5.2 na escala Richter, aconteceu em novembro de 1980 no litoral leste do Cear?.

H? um m?s, equipes da Defesa Civil do estado est?o fazendo um trabalho educativo com a popula??o de Sobral, um dos munic?pios mais atingidos pelos tremores. Eles d?o orienta??o de como as pessoas devem proceder no momento do tremor e est?o aconselhando que construam abrigos de lonas para se refugiarem. Mas a presen?a dos t?cnicos ainda n?o conseguiu diminuir o medo.

- Tem muita gente fora das suas casas que n?o querem volta. Faz medo, explica o chefe do laborat?rio de sismologia da defesa civil do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES