Número de brasileiros no exterior cresce 2,6 mi em 10 anos e bate recorde

Comunidade brasileira no exterior cresce 2,6 milhões em uma década e hoje supera população do estado da Paraíba

Número de brasileiros no exterior cresce 2,6 mi em 10 anos e bate recorde | Foto: Felipe Carneiro/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualmente, há mais brasileiros vivendo no exterior do que nunca antes. Com uma comunidade estimada em 4,5 milhões de pessoas, essa população ultrapassa o número de habitantes do estado da Paraíba. Entre 2012 e 2022, mais de 2,6 milhões de brasileiros deixaram o país, com um aumento significativo nas emigrações em anos marcados por crises, como 2013 e 2020. 

Especialistas entrevistados pelo GLOBO apontam que o desejo de uma vida melhor em outros países é especialmente comum entre jovens e profissionais altamente qualificados. Esse fenômeno representa um desafio para o Brasil, que enfrenta um envelhecimento populacional contínuo e uma escassez de mão de obra especializada em setores essenciais para o desenvolvimento econômico, como pesquisa e inovação.

🌎 PESSIMISMO SOBRE O FUTURO: Para o sociólogo Rogério Baptistini, da Universidade Mackenzie, a percepção pessimista sobre o futuro foi um catalizador do fenômeno.

— Em 2013, o consumo das famílias registrou aumento pelo décimo ano consecutivo, mas foi o menor desde 2003. As pessoas que haviam ascendido socialmente e formado uma nova classe média passaram a ter dificuldades para manter a posição conquistada —analisa. — Fatores externos e internos contribuíram para a desaceleração do crescimento da economia, mas foram os domésticos que redundaram na crise que abalou todo o sistema da representação. Essa emigração é devido à morte da esperança: as pessoas já não esperam do futuro e não confiam nos políticos.

FALTA DE PERSPECTIVA: De acordo com uma pesquisa do Datafolha realizada em 2022 em 12 capitais brasileiras, foi revelado que 76% dos jovens têm vontade considerável ou alguma vontade de deixar o país permanentemente. Além disso, quanto mais jovem o grupo, maior é o desejo de sair: entre os indivíduos de 15 a 19 anos, que representam a menor parte da força de trabalho, esse índice chega a 85%. No contexto dos Estados Unidos, André Linhares, advogado especializado em imigração para esse país, destaca um dos fatores que impulsionou esse êxodo, iniciado em 2016, quando uma mudança legal facilitou a obtenção de visto permanente.

💵 FUGA DE CONSUMIDORES: Do ponto de vista econômico, à primeira vista, o êxodo de brasileiros pode não parecer uma má ideia, dada a quantidade significativa de dinheiro que flui para o país através da diáspora. Muitos desses emigrantes enviam remessas financeiras para parentes e amigos no Brasil, o que contribui para a economia nacional. Em 2022, o país registrou um recorde de R$ 4,7 bilhões em remessas pessoais do exterior, conforme relatado pelo Banco Central (BC). Esse montante equivale a 0,47% do Produto Interno Bruto (PIB) do mesmo ano, uma participação que supera a de alguns estados, como o Amapá. 

MIGRAÇÃO EM REDE: Renata Geraissati, historiadora especializada em imigração, analisa que a atratividade de certos destinos em momentos específicos da história, como o atual caso dos Estados Unidos, não é apenas resultado do bom desempenho econômico do país naquele período. Ela destaca também a importância das conexões formadas no local, que se retroalimentam, em um fenômeno conhecido como "migração em rede".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES