Crescem nº de casos de dengue e calazar em Teresina

O infectologista, Carlos Henrique Nery afirmou que é preciso criar medidas inteligentes para combater as doenças

Avalie a matéria:
Carlos Henrique Nery - Infectologista | Waldelúcio Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já são mais de 13 mil casos de dengue em todo Piauí. Teresina é a cidade com maior número de casos com um aumento de 55% dos casos comparado a essa mesma época em 2011. Assim como a dengue, houve um crescimento nos casos de calazar (leishmaniose visceral) nos cães de Teresina, só em 2012 já são mais de 200 casos em animais e 30 casos em pessoas. Agentes da FMS (Fundação Municipal de Saúde) estão nas ruas coletando sangue dos cães para a realização de exames de sangue.

Em entrevista ao meionorte.com o Presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Tropicais, Carlos Henrique Nery afirmou que é preciso criar medidas inteligentes para exterminar os mosquitos transmissores da dengue e do calazar. ?Essas doenças ainda são típicas de países subdesenvolvidos que dever ser eliminadas com a criação de medidas inteligentes é preciso arriscar, criar projetos, executá-los e experimentá-los?, disse o infectologista em relação a uma coleira especial que está sendo usada em alguns cães visando amenizar a picada do mosquito palha.

Outro fator negativo no combate ao calazar é a inconfiabilidade dos resultados dos exames realizados pela FMS. ?Os testes da FMS podem dá positivo, mas quando na verdade o animal não está contaminado?, declarou. Quanto ao combate a dengue o infectologista aconselhou que o cuidado maior deve ser feito dentro de casa, local onde se encontram maiores índices do foco do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES