Número de mortes no Rio Grande do Sul já supera o da tragédia de 2023

Defesa Civil investiga outras seis mortes. Governador Eduardo Leite (PSDB) disse que este é o 'maior desastre climático do estado'.

Avalie a matéria:
Número de mortes no Rio Grande do Sul já supera o da tragédia de 2023 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No domingo (5), o Rio Grande do Sul registrou um total de 55 mortes confirmadas e seis em investigação devido aos temporais da semana anterior. Esses números ultrapassam o saldo da última tragédia ambiental no estado, ocorrida em setembro de 2023, que resultou na morte de 54 pessoas. Em menos de um ano, o Rio Grande do Sul enfrentou seu quarto desastre climático. Em 2023, ocorreram três eventos em junho, setembro e novembro, resultando em um total combinado de 75 mortes. 

101 PESSOAS DESAPARECIDAS: Além das vítimas fatais, há agora 101 pessoas desaparecidas e 155 feridas. Segundo a Defesa Civil, o número de deslocados chega a 82,5 mil, com 13,3 mil alojados em abrigos e 69,2 mil desalojados, que estão sendo acolhidos por familiares ou amigos. Ao todo, 332 dos 497 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 707 mil pessoas

EDUARDO LEITE: Na quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite (PSDB) declarou que este é o "maior desastre climático da história do estado". Em Porto Alegre, o nível do Guaíba excedeu os 5 metros, ultrapassando a marca da cheia histórica de 1941, que foi de 4,76 metros. "Mais de 150 pontos de pontes, estradas que foram rompidas, deslizamentos de terra e tantos outros que ainda vão acontecer. Já é e será o pior desastre climático do nosso estado, e a gente precisa evitar perdas de vidas neste momento", disse Leite. 

VÁRIAS PESSOAS RESGATADAS: No sábado, o gramado da Arena do Grêmio ficou inundado. Localizado próximo à foz do Rio Gravataí no Rio Jacuí, em Porto Alegre, o estádio foi afetado. O bairro Humaitá, na Zona Norte, é mais um dos locais fortemente atingidos pelas históricas enchentes no Rio Grande do Sul. Na Região Metropolitana, cidades como Canoas, Eldorado do Sul e Guaíba enfrentaram inundações. Autoridades e voluntários estão mobilizados, utilizando barcos e motoaquáticas para resgatar pessoas isoladas. Muitas delas aguardavam socorro em cima de imóveis e viadutos. 

Gramado da Arena do Grêmio cheio de água em Porto Alegre — Foto: Diego Baldi 

RIO COM 30 METROS DE ALTURA: No Vale do Taquari, a região mais impactada durante as enchentes de setembro de 2023, o Rio Taquari atingiu um marco histórico ao ultrapassar os 30 metros de altura. Registrando um pico de 31,2 metros, este evento superou não apenas a enchente de setembro de 2023, que alcançou 29,5 metros, mas também a maior elevação já registrada anteriormente, de 29,9 metros em 1941.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES