Número de passageiros de metrô deve aumentar 150%

Atualmente, o metrô transporta cerca de 8 mil passageiros por dia. Depois irá levará até 20 passageiros.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O metrô de Teresina, atualmente, transporta cerca de 8 mil passageiros por dia. São pessoas como Amparo Mendes, que mora no bairro Renascença, zona Sudeste da Capital. ?Eu prefiro o trem porque chego mais rápido e pago só 0,50 centavos?, afirma a usuária.

Com a reforma de mais três veículos, o número de passageiros deve aumentar para 20 mil. Os trens possuem quatro vagões, cada um com capacidade de levar até 600 passageiros por viagem. Outra novidade é que o metrô terá o biodisel, que é produzido pela Universidade Federal do Piauí, como combustível. Segundo o gerente-técnico da CMTP, Alexandre Lima, a conclusão está prevista para o dia 05 de março, com a perspectiva da vinda do presidente Lula.

Enquanto a inauguração não acontece, os teresinenses ainda precisam lidar com alguns transtornos relacionados à falta de estrutura, além da espera de uma hora entre um trem e outro. ?Nos horários de pico, como início da manhã e final da tarde, a maioria dos passageiros vai a pé porque as cadeiras são poucas. Por causa do calor, é preciso deixar as portas abertas, o que representa um risco muito grande. Eu mesma já presenciei gente jogando pedra nos vidros e quase atingindo uma pessoa?, disse Amparo Mendes.

Segundo o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público, Marcos Silva, esses problemas devem se extinguir depois que a Estação da Praça da Bandeira estiver funcionando, juntamente com os novos trens. ?Eles vão ter ar-condicionado, mais lugares para os passageiros sentarem e haverá conforto?, declarou o filho de Alberto Silva.

De acordo com Marcos Silva, um estudo também está sendo realizado com a proposta de levar o trem até a cidade de Altos, considerada região da Grande Teresina. ?É preciso fazer algumas adaptações na linha férrea que, atualmente, transporta apenas trem de carga. Com as mudanças, a malha deve ficar mais segura também para o transporte de passageiros?, disse o presidente da CMTP, acrescentando que esse era um grande sonho do seu pai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES