Número de vagas do Pronatec pode chegar a 20 mil nos municípios do Piauí

O programa conta com 13.890 vagas já executadas para a etapa 2015, e o governador Wellington Dias deseja que o número seja ampliado para 20.000 ainda este ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Colhendo frutos em diversos municípios do Piauí, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) recebeu sinal verde do governador Wellington Dias para a ampliação das vagas no Estado.


O programa conta com 13.890 vagas já executadas para a etapa 2015, e Dias deseja que o número seja ampliado para 20.000 vagas ainda este ano. Além da ampliação nas vagas, o governador deseja trazer cursos inéditos para o Piauí, visando atender a novas demandas da economia piauiense. Atualmente, o Pronatec chegou a 64 escolas em 39 municípios de todo o Estado.

Já em Brasília, o ministro da Educação, Cid Gomes, assinou na última quarta-feira, um acordo de cooperação técnica com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, para desenvolver o Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa.

A iniciativa vai beneficiar adolescentes e jovens dos 14 aos 24 anos, que estão em busca de seu primeiro emprego. Com a cooperação, as instituições credenciadas no Pronatec darão o suporte ao aprendizado, obrigatório para quem é contratado na categoria de aprendiz.

Os jovens podem trabalhar até seis horas por dia, desde que fora do horário escolar, e receber o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Quem investe no Pronatec está otimista com os novos rumos do programa.

Na cidade de Piripiri, a 164 quilômetros de Teresina, o Pronatec tem colaborado não apenas com a melhoria da educação municipal em si, mas funcionado como um instrumento de inserção social, uma vez que, ao promover a capacitação técnico-profissional de milhares de jovens e adultos, possibilita, com isso, a formação qualificada para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.”

Quanto mais pessoas capacitadas para o trabalho, mais possibilidades de preencher empregos e, consequentemente, de criação de renda, o que colabora, por sua vez, com o desenvolvimento socioeconômico do município.”, destaca o prefeito da cidade, Odival Andrade.

Desde 2013, o Pronatec, em Piripiri, já formou mais de 3 mil jovens. “São mais de 3 mil jovens bem preparados para o mercado de trabalho. Em nosso município, o Programa é voltado para o microempreendedorismo que, pode-se dizer, representa uma nova ordem econômica em ascensão no mundo todo. Ao dar oportunidades aos microempreendedores, colaboramos para a consolidação e fortalecimento do setor”, revela Odival.

Para este ano, a cidade de Piripiri firmou um pacto com o Governo Federal, solicitando mais de 90 cursos pelo Pronatec, para Piripiri. O Governo Federal deve divulgar a lista de cursos a serem ofertados para o município – selecionados de acordo com critérios mercadológicos específicos de Piripiri – em março.

Desse modo, o município já garantiu que continuará executando o programa como forma de incrementar a educação municipal e a formação profissional dos trabalhadores piripirienses.

Aprendiz receberá salário mínimo

Durante o programa, o aprendiz deve receber salário mínimo pelo expediente de quatro a seis horas diárias e terá vínculo empregatício, com anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

As empresas devem recolher 2% de FGTS e não haverá verba rescisória. As micro e pequenas empresas terão ao menos um trabalhador contratado para cada aprendiz.

De acordo com o ministro da Educação, além da oportunidade para os jovens, o programa terá impacto positivo na economia. "O menor aprendiz já existia; o que o Pronatec vai fazer é suprir uma demanda das micro e pequenas empresas", disse Cid Gomes.

"O jovem na empresa aprende, mas ensina muito, também", destaca o ministro da Educação. Em troca da formação técnico-profissional, as atribuições do aprendiz na empresa envolverão atividades cuja complexidade aumentará ao longo dos meses, capacitando-o cada vez mais.

Aprendendo na prática, o jovem será qualificado na medida certa para contribuir com o negócio quando, ao término do programa de aprendizagem - de até dois anos -, receberá certificação técnica, com possibilidade de ser efetivado.

Cid Gomes destacou que a rede do Pronatec vai suprir a avaliação e a supervisão necessárias aos programas de aprendizado. "O Pronatec já cumpriu um papel importante, de incluir oito milhões de brasileiros, na sua maioria jovens, que tiveram a possibilidade de participar de cursos voltados para a capacitação, trabalho e formação do ensino técnico", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES