Nutricionista dá dicas de como aproveitar o Dia da Pizza sem culpa

Nutricionista explica que pizza com massa integral são alternativa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saborear uma pizza é sempre uma boa opção para confraternizar com a família e amigos, mas o peso na consciência por sair da dieta pode fazer com que muitas pessoas evitem se render a essa tentação. Para comemorar o Dia da Pizza (10 de Julho) sem culpa, a professora do curso de Nutrição, Lilia Monteiro, dá algumas dicas preciosas. Segundo a professora, sabendo escolher os ingredientes e o tipo de massa corretamente, é possível render-se à tentação, sem se preocupar com a balança.

A nutricionista explica que as pizzas com massa integral são uma ótima alternativa para quem está de dieta. A principal vantagem é que a farinha utilizada não passa pelo processo de refinamento, preservando melhor os seus nutrientes e fibras, fundamentais no aumento da saciedade, melhora do funcionamento intestinal, controle da glicemia e redução nos níveis de colesterol. “Quanto mais fibra o alimento tiver em sua composição, mais saudável fica a pizza”, explica.

A nutricionista alerta que quem prefere a massa branca, basta ficar de olho nos recheios. O ideal é escolher sabores simples como mussarela, marguerita ou atum e evitar os recheios de calabresa e presunto que são ricos em gordura. Os molhos de maionese, mostarda e catchup também devem ser evitados, pois possuem muito sal. Outra dica é evitar participar de rodízios, porque a diversidade de sabores faz com que a refeição fique mais calórica.

Para quem está de dieta, as pizzas doces também não são boa opção. Além disso, consumir pizza durante a noite aumenta o acúmulo de gordura corporal, devido à quantidade elevada de carboidratos. “Quando comemos pizza, que é um alimento rico em carboidrato, nosso corpo libera mais insulina para o processo de absorção da glicose. Se comemos à noite, produzimos mais insulina que o desejável e o acúmulo de glicose no organismo acaba sendo reservada em forma de triglicerídeos, que faz aumentar o peso e pode obstruir artérias”, disse.

Lilia diz que, à noite, o ideal é consumir alimentos leves como saladas e sopas e deixar a pizza para comer durante o dia e uma vez por semana. “É importante que as pessoas aprendam que todos os alimentos são permitidos, porém é preciso consumir com moderação e consciência”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES