NY reabre coroa da estátua da Liberdade

O acesso à estátua da Liberdade foi fechado depois dos ataques às Torres Gêmeas de Nova York

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As autoridades de Nova York decidiram celebrar o 4 de julho permitindo aos turistas voltar a subir até a coroa da Estátua da Liberdade, que foi fechada após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

O secretário de Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, havia anunciado em maio que a coroa da famosa estátua seria aberta ao público no Dia da Independência americana.

O acesso à estátua da Liberdade foi fechado depois dos ataques às Torres Gêmeas de Nova York, embora em agosto de 2004 tenha sido reaberta, ainda que com rigoroso controle, a base do monumento.

O acesso à coroa, aonde só é possível chegar por uma estreita escada de caracol de 168 degraus, é complicado, e por isso as autoridades nova-iorquinas temiam problemas para evacuação em caso de emergência.

O Serviço Nacional de Parques trabalhou nos últimos oito anos para preparar a coroa da estátua e cumprir as normas de evacuação e os protocolos para o caso de incêndio.

Calcula-se que cerca de 30 pessoas poderão ter acesso a essa parte da estátua por hora, dez por vez.

O acesso à tocha está fechado desde que ela foi alvo de uma bomba em 1916.

A estátua, com 93 metros de altura, foi inaugurada em 1886 para marcar os cem anos da declaração da independência americana. Ela foi presenteada pela França aos EUA. Os dois países ajudaram-se mutuamente na guerra de independência e durante a reação de potências europeias à Revolução Francesa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES