Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Jornalista José Roberto Burnier descobre câncer na língua

Sociedade Brasileira de Cancerologia alerta sobre esse câncer no Julho Verde

Compartilhe
Google Whatsapp


O jornalista Roberto Burnier, da Globo News, descobre câncer na boca e SBC alerta a opinião pública sobre o Julho Verde, mês da conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, comemorado no próximo dia 27

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais.

No caso do jornalista José Roberto Burnier, que apresenta o Em Ponto, na Globonews, descobriu um tumor na base da língua.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil registra, a cada ano, cerca de 40 mil novos casos desses tumores malignos. Os números correspondem a 4% de todos os tipos de câncer, sendo o terceiro mais incidente entre os homens brasileiros. Esse tipo de tumor chega a ser o terceiro tipo mais frequente em algumas regiões do país, ocorrendo sete vezes mais em homens do que em mulheres.

Ricardo Antunes, presidente da SBC- Sociedade Brasileira de Cancerologia, alerta que na maioria dos casos, o diagnóstico é tardio, o que dificulta o combate à doença e pode trazer sequelas ao paciente. “Fundamental para o tratamento é a prevenção e a detecção precoce da doença. Infelizmente, em 60% dos casos a doença está avançada quando detectada”, destaca.

Tabagismo responde pela maioria do câncer de cabeça

O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 10 vezes para tumores nessa região.

A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) também tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens, nos últimos anos, em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial, já identificada também no Brasil.

Doença assintomática

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%.

Com o desenvolvimento da doença, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.

Por isso, é preciso fazer o autoexame para identificar sinais como feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas ou inchaços no pescoço.

Prevenção

A prevenção- de acordo com o cirurgião oncológico Ricardo Antunes – inclui evitar o tabagismo e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, vacinar-se contra o HPV, usar preservativos, manter higiene bucal adequada, consultar regularmente o dentista e ter uma alimentação equilibrada.

“No entanto, precisamos agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer pelo SUS para que os casos de câncer possam ser rapidamente atendidos e muitas vidas salvas. Hoje o acesso é lento e burocrático. Precisamos rever urgentemente essa questão”, alerta.

Sobre a Sociedade Brasileira de Cancerologia

Fundada em 1946, a Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) é uma entidade civil e científica, de direito privado e sem fins lucrativos. É a mais antiga instituição no gênero na América do Sul e objetiva estudar e debater todos os problemas de combate ao câncer no Brasil, promovendo campanhas educativas e discutindo em eventos científicos os maiores avanços no tratamento oncológico.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×