“O bem nasce de estados mentais positivos”, diz Daniel Guimarães

O prêmio é uma iniciativa que descobre e divulga projetos sociais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor do Núcleo de Tecnologia do Grupo Meio Norte, Daniel Guimarães, discursou durante a entrega da 11ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, na noite de terça-feira (26), representando o Sistema Meio Norte de Comunicação. O prêmio é uma iniciativa que descobre e divulga projetos que são responsáveis por mudar a realidade de centenas de pessoas, com ações positivas, que estimulam o empreendedorismo, geração de emprego e renda, acesso a educação e ao mercado de trabalho e inclusão social.

O prêmio é uma realização do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, em parceria com o Governo do Estado do Piauí e acontece anualmente sendo conferido a empresas, cooperativas e associações, empreendedores individuais, instituições governamentais e organizações não governamentais (ONGs). Em seu discurso, Daniel revelou que muitos das instituições premiadas trabalham na área de desenvolvimento sustentável. 

CONFIRA O DISCURSO NA ÍNTEGRA:

"Esta é a 11ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, que também é chamado de Campeonato do Bem e para entender melhor a dimensão desse projeto, nós temos que dissecar e analisar um pouco do conceito e da ideia do bem. Para ilustrar o que estou falando, eu gostaria de compartilhar uma parábola que eu ouvi de um padre. Que é a parábola dos três pedreiros:

 'Uma cidade não tão distante existiam um viajante passando por essa cidade e existia uma obra quase do tamanho da cidade. Esse viajante avistou um pedreiro e perguntou: Senhor, o que está fazendo? E o primeiro pedreiro respondeu: Eu estou colando um pedra em cima da outra, por que me pediram para vir aqui e colocar. Então, o viajante seguiu em frente e fez a mesma pergunta para o segundo trabalhador e ele respondeu: Eu estou colocando uma pedra em cima da outra, por que isso é o meio de vida, é a forma como eu ganho dinheiro é a forma que eu vivo. E o viajante seguiu seu destino até encontrar o terceiro pedreiro e fazer o mesmo questionamento. Ele respondeu: Ah, senhor, eu estou construindo aqui uma igreja, uma casa de Deus para servir os homens'.

Toda ação nasce de pensamentos e o bem nasce da generosidade, nasce da paciência, nasce da compaixão e do amor. O bem nasce de estados mentais positivos, então fica claro que esse é o campeonato do bem, pois revela pessoas e grupos que oferecem oportunidades e levam dignidade a vida sem nenhuma exclusão através de ações que nascem para beneficiar o próximo.

E nós do Sistema Meio Norte nos regozijamos pela oportunidade de realizar este evento em parceira com o governo do estado, que ao longo desses 11 anos, foram produzidas e veiculadas reportagens especiais em mais de 600 páginas do Jornal Meio Norte, foram mais de 35 horas de reportagens na Rede Meio Norte e centenas de ações publicadas no Portal Meio Norte, mostrando ações promotoras de inclusão social, de fortalecimento das capacidades individuais e passaportes essenciais para o desenvolvimento coletivo.

Por fim, eu gostaria de parabenizar a equipe da Grandona, que é o nome carinhoso que a comunidade deu para o Sistema Meio Norte, que é formado por pessoas que em seus corações oferecem o melhor de si, trabalhando na construção de uma sociedade mais equilibrada. Ao amigo Wellington Dias, pela visão, pelo governo e compromisso com a inclusão social.

E principalmente aos campeões do bem, os participantes de todos esses projetos apresentados ao longo desses anos, pois sem os seus exemplos. Nós, a sociedade, não teríamos nenhum exemplo de referência de coragem, respeito e solidariedade com o próximo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES