O que a Time relata sobre a batalha de Elon Musk e Moraes sobre as redes sociais

Após ameaças de Musk, Moraes determina investigação de bilionário e ordena que rede X não desobedeça decisões judiciais

O que a Time relata sobre a batalha de Elon Musk e Moraes sobre as redes sociais | Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e REUTERS/Gonzalo Fuentes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior e mais respeitada revista americana 'Time' deu detalhes sobre a batalha entre o bilionário Elon Musk e Alexandre Moraes. Musk chegou a dizer que o ministro traiu o Brasil e que “deveria sofrer impeachment”. Leia na íntegra abaixo:

Quando o bilionário Elon Musk adquiriu o Twitter—agora X—em 2022, alguns temiam que o auto-provotado “absolutista” de liberdade de exaforma transformasse a plataforma em uma desinformação livre para todos. Agora, enquanto um juiz brasileiro procura reprimir notícias falsas nas mídias sociais, ele e Musk se encontraram em desacordo em uma disputa crescente que poderia ter consequências significativas para Musk, Brasil e X.

No sábado, a equipe de Assuntos Governamentais Globais da X postou que havia sido forçada a bloquear “certas contas populares no Brasil” sem, em sua opinião, explicação suficiente. Foi proibido, disse, de divulgar quais contas foram impactadas, bem como qual tribunal ou juiz emitiu as ordens.

“Acreditamos que tais ordens não estão conforme o Marco Civil da Internet ou a Constituição Federal Brasileira, e desafiamos as ordens legalmente sempre que possível”, disse o post. “O povo do Brasil, independentemente de suas crenças políticas, tem direito à liberdade de expressão, ao devido processo legal e à transparência de suas próprias autoridades.”

As tensões aumentaram quando Musk, em uma série de cargos, chamou o juiz, o juiz da Suprema Corte Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, pelo nome, e disse que X não cumpriria suas ordens, independentemente das consequências.

“Estas são as demandas mais draconianas de qualquer país da Terra!”, disse Musk em um post.

HOLDINGS: “Provavelmente perderemos toda a receita no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, disse ele em outro. “Mas os princípios importam mais do que o lucro.” 

“Este juiz traiu descaradamente e repetidamente a constituição e o povo do Brasil”, disse ele em outro. “Ele deveria renunciar ou ser cassado.”

Por sua vez, de Moraes emitiu uma decisão no domingo dizendo que incluiria Musk em sua investigação maior, bem como iniciaria um novo inquérito especificamente sobre o proprietário do X, a quem ele acusou de obstrução da justiça e incitação ao crime - ações, na descrição do juiz, que “desrespeitam a soberania do Brasil”.

COMO O GOVERNO DO BRASIL RESPONDEU A ELON MUSK? No domingo, de Moraes alertou contra a decisão de Musk de desafiar a ordem de bloquear certas contas, dizendo que cada conta reativada implicaria uma multa de 100.000 reais (US$ 20.000) por dia. O procurador-geral do Brasil, Jorge Messias, também reagiu ao X, dizendo que é “urgente” que o Brasil regule as redes de mídia social que operam no país.

“Não podemos viver em uma sociedade em que bilionários domiciliados no exterior tenham controle das redes sociais e se coloquem em posição de violar o estado de direito, não cumprindo ordens judiciais e ameaçando nossas autoridades”, disse Messias. “A paz social não é negociável.”

Em um post separado, o legislador brasileiro Orlando Silva disse que Musk desrespeitou o judiciário do país, acrescentando que proporia legislação sobre um “regime de responsabilidades para essas plataformas digitais”.

“Atingimos um limite”, disse Silva. “É uma resposta em defesa do Brasil.”

E o secretário de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, postou no X em resposta à abertura de Moraes de uma investigação sobre Musk: “Não seremos intimidados. Nosso país é soberano e ninguém vai impor sua vontade autoritária e impor a lógica de que o dinheiro faz seu 'modelo de negócios' acima da Constituição Federal.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES