O que é irídio, material raro, resistente à corrosão e mais caro que ouro

A escassez do irídio representa um desafio significativo, resultando em um valor de mercado extremamente elevado

O que é irídio, material raro, resistente à corrosão e mais caro que ouro | Foto: Creative Commons
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Embora o ouro tenha desempenhado um papel crucial como a principal moeda mundial e tenha sido amplamente valorizado em diversas culturas ao redor do planeta, existem vários recursos naturais mais preciosos do que esse metal reluzente. Desde deslumbrantes diamantes até amostras de ródio, o valor intrínseco do ouro é superado por esses materiais em diversas medidas.

Um exemplo notável é o irídio, um elemento químico com número atômico 77, classificado como metal de transição. À temperatura ambiente, o irídio assume o estado sólido. Semelhante ao ouro, esse metal é não reativo e apresenta densidade e ponto de fusão extremamente elevados. Destaca-se como o elemento mais resistente à corrosão na Tabela Periódica, conferindo-lhe um valor excepcionalmente elevado.

ORIGEM DO IRÍDIO

Quem descobriu o irídio no mundo foi o químico inglês Smithson Tennant, ou ao menos quem ganhou a fama. Segundo historiadores, um grupo de químicos franceses composto por Collet-Descotils, Fourcroy e Vauquelin teriam encontrado o metal pela primeira vez em minérios de platina por volta de 1803.

Dada a alta densidade deste metal, a sua forma rara e pura é raramente usada. Na realidade, alguns cientistas argumentam que o irídio puro pode nem mesmo existir na natureza — um exemplo claro de sua raridade. A maioria dos minérios contendo irídio possuem apenas uma pequena porcentagem do metal em sua composição e podem ser achados na África do Sul, Alasca, Brasil, Mianmar e Rússia.

Em vez disso, é comum que esse metal seja combinado com platina para criar ligas que normalmente contêm 5 a 10% de irídio. Essas ligas são usadas em joias, pontas de canetas, metais cirúrgicos e contatos elétricos. Sendo assim, é bem provável que você já tenha entrado em contato com esse metal sem nem mesmo saber, ou que esteja olhando para ele neste exato momento.

CUSTO ABSURDO

A escassez do irídio representa um desafio significativo, resultando em um valor de mercado extremamente elevado e praticamente inviabilizando sua utilização cotidiana, apesar de sua eficiência como liga. O custo por grama desse metal atinge impressionantes US$ 160, contrastando com os cerca de US$ 74 por grama do ouro.

Ao longo da última década, o preço do irídio experimentou um aumento de mais de 10 vezes, e projeções sugerem que poderá alcançar até 100 vezes esse valor à medida que novas aplicações para o metal forem descobertas. Diante desse cenário, alguns pesquisadores estão empenhados em encontrar alternativas mais acessíveis que possam desempenhar funções semelhantes.

Até o momento, relatos indicam que foram identificadas 10 ligas promissoras, todas empregando metais de custo mais baixo, como vanádio, ferro, níquel e alumínio. Apesar desses esforços, o irídio continua a demonstrar indícios de que manterá sua predominância no mercado por algum tempo, mesmo quando confrontado com uma indústria que movimenta centenas de bilhões de dólares.

(Com informações do Mega Curioso)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES