SEÇÕES

O que todo católico deve fazer durante o Tríduo Pascal?

Sabia que durante esta celebração é possível obter a indulgência plenária?

| Reprodução/Aleteia Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tríduo Pascal começa na tarde da Quinta-feira Santa e vai até a manhã do Domingo de Páscoa. Também é possível receber a indulgência plenária. Para isso é preciso viver bem esse mistério nos próximos dias e atender a alguns requisitos. Confira:

Quinta-feira Santa

Neste dia se revive a Instituição da Eucaristia, tem lugar uma Missa comemorativa da Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o lava-pés, se celebra a Ordem Sacerdotal e o “Mandamento do Amor”, que é a própria Eucaristia.

Sexta-feira Santa

Na Sexta-feira Santa, relembramos a Paixão e Morte de Jesus. Tem lugar a celebração da Paixão do Senhor com a adoração da Cruz, ato litúrgico que não se realiza com Eucaristia.

Neste dia, concede-se indulgência plenária aos fiéis cristãos que assistirem piedosamente a adoração da Cruz na solene ação litúrgica.

Também se pode ganhar a indulgência realizando o exercício piedoso da Via Sacra diante das estações legitimamente estabelecidas e meditando a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Sábado Santo

Durante o Sábado Santo, não há celebrações litúrgicas até a Vigília Pascal. É um dia de grande silêncio, para intensificar a oração em memória da morte de Cristo e acompanhar Nossa Senhora em sua dor.  Concede-se indulgência plenária quando duas ou mais pessoas rezam juntos o Santo Rosário.

Vigília Pascal

Esta é a celebração mais importante do ano litúrgico e dos fiéis cristãos, já que se faz em memória da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Vigília ocorre na noite do sábado, e, em alguns lugares, se estende até o amanhecer do Domingo da Ressurreição.

Os fiéis podem obter a indulgência plenária se participarem na celebração da Vigília Pascal e renovarem nela as promessas batismais.

Domingo de Páscoa

Celebramos a vitória de Cristo sobre a morte através da ressurreição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos