OAB ajuizará ação contra aumento da energia no Piauí

O presidente explicou que a OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, ajuizará Ação Civil Pública para apurar o aumento na tarifa de energia elétrica dos piauienses

Avalie a matéria:
Energia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, entrará com uma ação judicial contra o reajuste de energia elétrica no Piauí. A informação foi divulgada pelo presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, durante evento realizado pela Ordem em alusão ao Código de Defesa do Consumidor, que completou 24 anos de existência na quinta-feira (11). O presidente explicou que a OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, ajuizará Ação Civil Pública para apurar o aumento na tarifa de energia elétrica dos piauienses.

“A OAB-PI, observando esse aumento aos consumidores de energia elétrica, levantará todos as informações para verificar a razão desse incremento, cobrando informações do setor elétrico do Estado do Piauí e seus planos de investimento”. A ação ficará a cargo da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e deverá ser ajuizada na próxima segunda-feira (15).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu no último dia 26 de agosto, 25,81% de reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada no Estado do Piauí. Para os consumidores residenciais o aumento percebido será de 24,93%, enquanto para os consumidores com fornecimento em Média e Alta Tensão o reajuste será de 29,14%.

Segundo a Aneel, a nova tarifa reflete o impacto da forte estiagem que provocou o aumento do custo da geração da energia, em função da necessidade de despacho de usinas térmicas a óleo e gás, e estará em vigor até agosto do próximo ano, quando novos cálculos serão realizados, podendo, inclusive, indicar redução da tarifa.

Dos 25,81% de reajuste, somente a parcela de 0,65% cabe à Eletrobras Distribuição Piauí, para cobrir seus custos com a distribuição e remunerar todos os investimentos realizados pela concessionária entre agosto de 2013 e agosto de 2014, o restante do aumento é destinado para a compra de energia, transmissão de encargos e tributos. A divisão da composição do valor de uma conta de energia residencial média antes do reajuste tinha como valor total de R$ 50.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES