70% dos presídios estão em péssimas condições, diz OAB

A OAB está cobrando a construção de uma nova penitenciária com capacidade para 600 detentos

A OAB realizou uma reunião com todas as entidades envolvidas no sistema prisional | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Willian Guimarães, entregou na última terça-feira ao Conselho Federal da entidade o relatório de inspeção nos estabelecimentos prisionais do Estado do Piauí.

Segundo o relatório, 70% dos presídios do Piauí estão em péssimas condições e há um, déficit de mais de 900 vagas nas penitenciárias universidades do Piauí, que possui 3.155 presos e apenas 2.238 vagas.

As vistorias foram solicitadas pelo CFOAB com o intuito de verificar as atuais condições do sistema penitenciário em todo país.

A OAB realizou uma reunião com todas as entidades envolvidas no sistema prisional, entre elas o Ministério Público, Defensoria Pública, Sinpoljuspi, Agepen, Secretaria da Justiça, Sistema Judiciário e Polícia Militar, para apresentar o relatório completo e discutir ações de melhoria em conjunto com as Comissões da Ordem.

No Piauí, foi designado um grupo de trabalho composto por membros da Comissão de Segurança e Direito Penitenciário, Comissão de Direitos Humanos, Comissão de Direito à Saúde, Comissão de Promoção da Cidadania, Comissão da Diversidade Sexual e Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados.

Uma cela de castigo na Casa de Custódia onde há presos com até cinco processos sem julgamento, sujeira e superlotação, relatos de maus tratos, más condições de segurança foram algumas irregularidades encontradas durante inspeção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A inspeção foi realizada em 13 Unidades Prisionais do estado do Piauí.

De acordo com o relatório, as celas são usadas como forma de punir detentos. A inspeção faz parte de um Comitê de Monitoramento Permanente no Sistema Carcerário no país. O resultado completo da vistoria foi apresentado na manhã de desta quarta-feira, 12.

20 itens foram inspecionados nas unidades prisionais. O Piauí tem 3.155 presos para 2.238 vagas nos presídios. Um déficit de 917 vagas. A situação mais crítica é na Casa de Custódia, onde 66% dos presos são provisórios.

A OAB está cobrando a construção de uma nova penitenciária, o custo previsto é de R$ 14 milhões. O novo presídio deverá ter capacidade para mais de 600 detentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES