OAB e Uespi discutem oferta de cursos de extensão e mestrado

OAB quer oferecer cursos de extensão e pós-graduação aos advogados.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O reitor Nouga Cardoso Batista e os pró-reitores Geraldo Eduardo e Raimundo Dutra, respectivamente da Prop e da Prex, receberam na manhã desta quinta (28) a visita de Naiara de Moraes e Silva e André Carvalho Luz, diretora geral e diretor institucional e de eventos da Escola de Advocacia da OAB; e também de Augusto Silva, coordenador do Polo do Nead Uespi, de Campo Maior. A visita foi motivada pelo desejo da OAB de oferecer cursos de extensão e pós-graduação aos advogados do Piauí, através de parceria com a Uespi.

Segundo Naiara, a Ordem dos Advogados deseja fechar um planejamento de modo que todas as subseções do estado possam ser atendidas com esses cursos. “A reunião foi a busca de uma parceria inicial entre OAB e Uespi para viabilizar cursos de extensão e pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, para atender a uma demanda crescente de advogados no Piauí. Já demos o pontapé hoje no sentido do início desse planejamento”, pontua.

Assim como Naiara, André Carvalho também mencionou a demanda que os advogados do Piauí têm por cursos que possam oferecer uma qualificação: “A demanda sempre existiu, e nessa nova gestão da OAB estamos dando uma atenção especial a todos os advogados e bacharéis para saber das necessidades que eles têm, e estamos visitando a Uespi em virtude da extensão que ela tem no interior, e que possa, em conjunto com a ESAPI, facilitar essa atenção especial que os advogados e bacharéis do interior necessitam para se qualificar no mercado de trabalho”, esclarece.

Alguns dos cursos de extensão a serem trabalhados nesse semestre são voltados para a área eleitoral, devido a 2016 ser um ano eleitoral. O pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra, falou sobre a reunião: “Nós firmamos já algumas propostas de parceria para os cursos. Nesse semestre já vamos oferecer cursos de extensão baseados nas demandas que a OAB trouxer para nós. Ficamos satisfeitos porque é a universidade interagindo com uma organização da sociedade civil e também atendendo a uma demanda social”, declarou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Geraldo Eduardo, esclarece que a parceria com a OAB já vem de longa data. “Na realidade, nós vamos resgatar essa parceria, pois a tivemos de 2009 a 2011, para oferta de cursos de especialização para os advogados, tanto pra áreas específicas como também pra área de gestão dos escritórios advocatícios, que é uma deficiência na formação do bacharel em Direito”, afirmou. Além disso, outro projeto a ser retomado é o do mestrado profissional em Direito, e também dos cursos de especialização.

O reitor Nouga Cardoso Batista enfatizou o fato de o curso de Direito ser um dos maiores formadores da universidade, além do nível de qualidade que tem alcançado nos últimos anos: “A Uespi tem seis cursos de direito, então é uma das áreas em que mais a universidade forma no estado do Piauí, e forma bem, porque os cursos são muito bem avaliados. A vinda da OAB, procurando construir essa pareceria que vai para além da formação do graduado, nos deixa bastante otimista de estarmos contribuindo ainda mais para a formação dos recém bacharéis e também com a possibilidade de reciclagem e capacitação para os que já atuam”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES