OAB quer responsabilizar Estado e dar assistência gratuita no Rio

A chuva que castiga o Rio de Janeiro desde segunda-feira deixou pelo menos 180 mortos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, anunciou nesta quinta-feira, em Brasília, que ingressará com representação junto ao Ministério Público do Estado. O objetivo é requerer que sejam investigadas eventuais omissões ou responsabilidades do poder público pelos desastres causados nas encostas e morros em decorrência das chuvas que assolaram o Estado.

"Apenas se cuidam das conseqüências no Rio. Não há quaisquer medidas de planejamento e prevenção contra as enchentes que assolam o Rio de tempos em tempos", afirmou Damous. "Entendemos que a calamidade e os transtornos que atingiram os moradores poderiam ter sido minimizados se houvesse algum tipo de prevenção por parte do poder público", disse.

Outra medida anunciada hoje pela OAB-RJ é o apoio jurídico que o Escritório Modelo, instalado na sede da entidade, prestará aos cidadãos que sofreram prejuízos materiais e morais em decorrência das enchentes e dos deslizamentos. "A OAB se colocará à disposição para orientar juridicamente e, se necessário, adotar as medidas judiciais cabíveis para os que desejarem buscar reparação por perdas", afirmou Damous.

O presidente da OAB-RJ afirmou que mesmo aqueles que residiam de forma irregular nos morros, encostas ou áreas públicas no Rio tem direito a algum tipo de reparação. "Até mesmo aqueles que habitaram áreas de forma irregular tem direito de ingressar com ações, pois, se lá estavam, é porque as autoridades públicas assim permitiram", disse. A entidade destacou cinco advogados para prestar a orientação jurídica à população. Os anúncios foram feitos em reunião com o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, em Brasília.

Estragos e mortes

A chuva que castiga o Rio de Janeiro desde segunda-feira deixou pelo menos 180 mortos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista para o mês de abril é de 91mm.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES