Dilma sobe quatro posições é a 18ª pessoa mais poderosa do mundo; Obama lidera lista

Dilma está na lista, segundo a revista, porque dirige a sexta maior economia do mundo

Obama e Dilma estão na lista de pessoas mais poderosas do mundo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos EUA, Barack Obama, aparece de novo em primeiro lugar na lista das pessoas mais poderosas do mundo da revista Forbes, anunciou a publicação nesta quarta-feira (5).

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aparece em 18º lugar na lista, que tem 71 líderes mundiais, em uma referência à população mundial, de aproximadamente 7,1 bilhões de pessoas.

Dilma está na lista, segundo a revista, porque dirige a sexta maior economia do mundo e colocou "ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresários".

Na lista do ano passado, Dilma havia ficado na 22ª posição.

Três mais poderosos

Obama é seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, e pelo presidente russo, Vladimir Putin.

A liderança de Obama foi justificada pela revista pelo fato de ele ser "o comandante-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural".

Obama, "líder do mundo livre" segundo a "Forbes", chegou ao posto mais alto da lista graças a sua contundente vitória eleitoral, embora ainda enfrente grandes desafios, incluindo "uma crise orçamentária, uma taxa de desemprego elevada e o renovado mal-estar no Oriente Médio".

O segundo lugar do ranking é ocupado pela primeira vez pela alemã Merkel.

A mulher mais poderosa do planeta é "a coluna vertebral dos 27 membros da União Europeia e leva o futuro do euro em suas costas", diz a "Forbes", que lembra que sua ferrenha defesa da austeridade como única receita para lutar contra a crise de dívida "segue de pé", apesar das críticas que enfrenta.

Vladimir Putin ficou com a terceira posição, já que em março deste ano foi reeleito para ocupar por mais seis anos a presidência de seu país após trocar de posto com o atual premiê Dimitri Medvedev, número 61 da lista.

Completam os dez primeiros lugares o fundador da Microsoft, Bill Gates; o papa Bento XVI; o presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Ben Bernanke; o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz Al-Saud; o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi; o novo líder chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

Mudanças em EUA e China

"A lista deste ano reflete as mudanças de poder nos dois países mais poderosos do mundo: os Estados Unidos e a China, disse Michael Noer, editor-executivo da "Forbes".

Ele lembrou que o terceiro mais poderoso do ano passado, o presidente chinês Hu Jintao, despencou, uma vez que está deixando o poder. Seu sucessor, Xi Jinping, ficou em nono.

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, e a secretária de Estado, Hillary Clinton, que não devem ficar no segundo mandato de Obama, saíram da lista.

Para criar o ranking, no qual a "Forbes" admite haver um grau de subjetividade, os editores usam quatro critérios: em quantas pessoas eles mandam, controle sobre dinheiro e outros recursos financeiros, poder em múltiplas esferas ou arenas e uso ativo de poder.

Chávez e Piñera

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aparece em 48º graças a sua reeleição, enquanto uma posição abaixo aparece o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Mulheres

Apenas seis mulheres estão no ranking - além das já citadas Dilma e Merkel, aparecem a presidente do Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi (12ª), e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, a francesa Christine Lagarde (38ª).

As outras duas são a diretora geral da Organização Mundial da Saúde, a chinesa Margaret Chan (58ª), e a secretária de Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius (68ª).

Na lista se destacam também o presidente francês, François Hollande (14º); o multimilionário investidor americano Warren Buffett (15º); o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (16º); o fundador do Google, Larry Page (20º), e o jovem criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg (25º).

Outros presentes são o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu (23º); o magnata australiano Rupert Murdoch (26º); o executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos (27º); o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti (29º); o secretário-geral da ONU, Bank Ki-moon (30º), e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton (50º).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES