Obra continua parada na Avenida Juarez Barroso

Obra continua parada na Avenida Juarez Barroso

Obra continua parada na Avenida Juarez Barroso | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda est?o paralisadas a amplia??o da Avenida Juarez Barroso, que seria uma op??o para os motoristas com destino ? Universidade de Fortaleza (Unifor) e ao F?rum Cl?vis Bevil?qua, e se prop?e a ser um caminho paralelo ? movimentada Avenida Washington Soares. A obra foi iniciada em dezembro de 2006, com um prazo de 150 dias para conclus?o, mas at? agora, n?o passa de uma estrada de terra, causando preju?zos ? popula??o pela falta de estrutura, inseguran?a na ?rea e dif?cil acesso.

A via, de 1.150 metros, come?a na Avenida Sebasti?o de Abreu e vai at? a Rua Manuel de Carvalho. O projeto prev? duas pistas de oito metros de largura com duas faixas cada, al?m de um canteiro central.

Entretanto, uma quest?o judicial sobre a legalidade da obra, que ? vizinha ao mangue do Rio Coc? causou entraves ao processo de amplia??o.

A interrup??o da constru??o da Avenida Juarez Barroso foi causada por decis?o judicial, em maio de 2007, quando a ju?za da 5? Vara da Fazenda P?blica, Vilalba Lopes, concedeu liminar, a pedido do Minist?rio P?blico do Meio Ambiente, para sustar a continuidade das obras. A justificativa da liminar foi que a avenida causaria agress?o ao manguezal e ao Parque Ecol?gico do Coc?, alegada pelo Minist?rio P?blico.

A liminar que suspendia a obra, no entanto, foi cassada pelo Tribunal de Justi?a do Estado do Cear?, numa decis?o do desembargador Jos? Ar?sio Lopes, em setembro de 2007.

Insatisfa??o

Desde ent?o, a obra n?o andou mais, causando insatisfa??o na popula??o que mora na avenida. Os moradores reclamam da falta de pavimento na via, abandono, lixo acumulado e inseguran?a.

De acordo com a funcion?ria p?blica aposentada Gra?a Holanda, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a amplia??o da Juarez Barroso, retirou todo o cal?amento e deixou na areia, causando enormes transtornos.

?Por causa disso, aqui n?o chegava caminh?o de lixo, g?s e at? para as pessoas encontrarem a rua ? dif?cil. H? mais de um ano esperamos essa obra, que deveria trazer benef?cios e n?o tantos problemas?, reclama ela, alertando que o local ficou ainda mais inseguro do era. Informou que, numa iniciativa coletiva dos moradores, foi aberta uma ?rea para que os ve?culos pudessem passar.

?Os ladr?es aproveitam o abandono. S?o muitos assaltos e eles correm para dentro do mangue?, conta.

J? a moradora ?urea Ximenes destacou que, somente este ano, tr?s top?grafos j? foram fazer medi?es do local. ?Mas n?o passa disso. Quando a gente pensa que vai retornar, ? alarme falso?, constata.

Al?m disso, um dos maiores problemas, conforme ?urea Ximenes, trata-se da desvaloriza??o dos im?veis da ?rea. ?Ningu?m vai querer morar num lugar desses. Quando chove, vira uma piscina de lama, fica dif?cil at? entrar em casa?, reclama.

A primeira etapa da obra, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, que vai at? a Rua Professor Francisco Aguiar, passando por tr?s do Shopping Salinas, com 1.150 metros de extens?o, est? or?ada em R$ 2,55 milh?es e n?o chegou sequer a ser conclu?da.

A segunda fase prev? a constru??o de um pontilh?o sobre o Riacho do S?tio Colosso, possibilitando que a via se prolongue at? a Avenida Edilson Brasil Soares, reduzindo o tr?nsito na Washington Soares.

Segundo o titular da Secretaria Executiva Regional VI, Elp?dio Nogueira, a continuidade da obra a depende de negocia??o com o governo do Estado, o que acontecer?, segundo ele, at? o fim da pr?xima semana. Para Nogueira, o problema ? administrativo, j? que o trecho da obra parada est? dentro da sede do Pal?cio do Governo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES