Oficial da Tailândia diz que o plano é resgatar mais quatro amanhã

Um dos cinco terá que passar mais duas noites na caverna

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dois dias de operações bem-sucedidas de resgate, o comandante da operação em Mae Sai, na Tailândia, anunciou em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9) que a retirada dos outros garotos e do técnico  preso na caverna em Tailândia pode se estender por mais dois dias. "O plano está desenhado para resgatar quatro pessoas amanhã", disse Narongsak Osatanakorn.

Se confirmado o planejamento, uma das cinco pessoas ainda presas na caverna terá de passar mais duas noites sem ver a luz do dia. O estado de saúde de todos eles "ainda é bom", informou o oficial aos jornalistas.

Além dos quatro meninos do time de futebol juvenil "Javalis Selvagens", segue na caverna o técnico Ekapol Chanthawong, 25, que já foi monge budista. Eles estão no local desde 23 de junho.

O oficial do governo tailandês comemorou a agilidade dos resgates de hoje. Em média, a retirada de cada um dos quatro garotos que saíram da caverna hoje durou duas horas. No início da operação, há três dias, chegou-se a levar cinco horas.

Ainda assim, as retiradas devem ser retomadas apenas na manhã da terça-feira (10). "Novamente, precisamos preparar equipamentos, o que pode levar mais 20 horas", disse Osatanakorn.

Até o momento, mais de 100 mergulhadores, dentre os quais, 18 estrangeiros, participam da retirada dos tailandeses presos na caverna. Antes dos resgates, a caverna Tham Luang Nang Non tinha 12 crianças e um adulto presos. Eles entraram na caverna para passear, mas não conseguiram voltar após o nível das águas ter aumentado.


Saudáveis

Os garotos retirados nesta segunda-feira da caverna estão "conscientes e saudáveis", segundo o governo tailandês.

Eles foram transferidos para hospitais da província de Chang Rai, assim como as crianças resgatadas ontem. O primeiro grupo que se evacuou da caverna, reportou a mídia local, está bem e já pediu "arroz frito" - comida popular na Tailândia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES