Oficinas do PPA definem destino do Território dos Cocais

Oficinas do PPA definem destino do Território dos Cocais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com foco nas diretrizes econ?mica, social, de infra-estrutura e ambiental, a equipe da Secretaria do Planejamento (Seplan) est? coordenando, desde quinta-feira (27), os trabalhos de elabora??o do Plano Plurianual (PPA) 2008 - 2011 em Esperantina, no F?rum de Desenvolvimento do Piau?, envolvendo os 22 munic?pios que formam o Territ?rio dos Cocais, com a participa??o de gestores e representantes da sociedade civil, como sindicatos e organiza?es n?o-governamentais (ONGs), como a Kolping. O objetivo maior ? apontar caminhos que viabilizem o desenvolvimento do territ?rio.

O PPA est? sendo tra?ado atrav?s de uma vis?o estrat?gica que busca unir em um ?nico plano n?o somente iniciativas do Governo do Estado, mas prevendo tamb?m investimentos do Governo Federal, dos munic?pios e at? mesmo da iniciativa privada, com um ?nico prop?sito: promover o desenvolvimento sustent?vel e integrado dos 11 territ?rios de desenvolvimento em que o Piau? est? dividido.

A superintendente da Seplan, Edilene Facundes, explica que o PPA foi institu?do com a Constitui??o de 1988 e que, no Piau?, legitima a participa??o popular atrav?s da Lei Complementar 87, de 22 agosto de 2007, sancionada pelo governador Wellington Dias. ?O PPA est? sendo tra?ado em duas frentes: a base estrat?gica e a t?tico-operacional, onde est?o alocados os programas, tais como o Habitar Piau?, que vem com o objetivo de reduzir o d?ficit habitacional, entre tantos outros que buscam resolver um problema ou aproveitar um potencial.

Previamente, a Seplan colheu as demandas em cada uma das regi?es e elaborou um pr?-projeto de planejamento que est? sendo apreciado pelos gestores e sociedade civil nas tr?s equipes, de acordo com as necessidades e interesses da regi?o dos Cocais. ?Esta ? uma iniciativa muito v?lida, porque ? uma forma de conhecermos o plano, sugerir mudan?as, acrescentar sugest?es e ajudar efetivamente a planejar?, explica Maria de Deus Pereira, de Piracuruca, que participa da oficina sobre Desenvolvimento Social.

Al?m de Esperantina, formam o Territ?rio dos Cocais os seguintes munic?pios: Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo do Piau?, Domingos Mour?o, Fronteiras, Joaquim Pires, Joca Marques, Lagoa do S?o Francisco, Luzil?ndia, Madeiro, Matias Ol?mpio, Milton Brand?o, Morro do Chap?u, Nossa Senhora dos Rem?dios, Pedro II, Piripiri, Piracuruca, Porto, S?o Jo?o do Arraial, S?o Jo?o da Fronteira e S?o Jos? do Divino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES