Olimpíada Brasileira de Robótica recebe mais de 200 mil inscrições

Coordenação nacional do evento é da Universidade Federal de São Carlos

Robótica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais uma vez a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) superou as expectativas e recebeu mais de 200 mil inscrições de todo o País para a edição deste ano. A OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, disseminar, incentivar e divulgar a robótica pelo Brasil. A coordenação nacional do evento está sediada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A OBR possui duas modalidades - prática e teórica - voltadas tanto ao público que nunca teve contato com robótica quanto ao público de escolas que já promovem a área. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo território brasileiro. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas.

Em 2019, o total de inscritos na modalidade teórica é de 181.327 alunos de 2.151 escolas, sendo 1.250 públicas e 901 privadas. Já na modalidade prática, foram 23.625 inscrições oriundas de 1.906 escolas (1.005 públicas e 901 privadas). Em termos geográficos, os estados com maior número de inscritos na modalidade teórica são Ceará, São Paulo e Rio Grande do Norte. Na modalidade prática, São Paulo lidera seguido por Pernambuco e Paraíba.

Participam da Olimpíada estudantes de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio ou Técnico. Os eventos das etapas regionais e estaduais estão acontecendo até o mês de setembro e o público está convidado a assistir e torcer. A entrada é gratuita. A etapa nacional acontece de 22 a 26 de outubro em Rio Grande (RS). A programação completa pode ser conferida no site da OBR (em www.obr.org.br).

A Coordenadora Nacional da OBR 2019, a professora Tatiana Pazelli, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da UFSCar, após participação na Comissão de Arbitragem da Robocup 2018 (Montreal) e na Robocup 2019 (Sydney), foi convidada a compor o Comitê de Organização da Robocup 2020, que será realizada em Bordeaux, na França.

Mais informações podem ser obtidas no site www.obr.org.br e no Facebook (www.facebook.com/OBRobotica).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES