OMS pretende acelerar produção de vacinas contra dengue, diz Tedros Adhanom

OMS está comprometida em colaborar com o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para impulsionar a produção de vacinas contra a dengue.

Tedros Adhanom | Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, anunciou em uma reunião nesta quarta-feira (7 de fevereiro de 2024) que a OMS está comprometida em colaborar com o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para impulsionar a produção de vacinas contra a dengue. Adhanom está atualmente no Brasil, onde se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (5 de fevereiro).

Na cerimônia de lançamento do programa Brasil Saudável, Tedros ressaltou que o El Niño, junto  ao aumento das temperaturas em todo o mundo, contribui para a evolução do número de casos de dengue no Brasil e no mundo e relatou a importância da vacinação contra a doença e disse que o Brasil tem grande capacidade de produção de insumos desse tipo.

“O Brasil está fazendo seu melhor. Os esforços são em interromper a transmissão e em melhorar o controle da doença”, disse, declarando que existe a vacina e isso pode ser usado como uma das ferramentas de combate.

Durante o encontro com o presidente Lula, Adhanom e Lula discutiram a possibilidade de uma parceria para a produção da vacina contra a dengue. Adhanom expressou otimismo, sugerindo que o Brasil poderia se tornar um fornecedor importante do imunizante.

“Essa pauta de vacinas será importante na medida em que o Brasil tem enorme capacidade nesta matéria. A OMS também vem trabalhado com o Instituto Butantan com vista a explorar uma nova via de colaboração para acelerar a produção local de novas vacinas”, relatou.

Além disso, Adhanom assegurou a Lula que a OMS está comprometida em fornecer todo o apoio necessário ao Brasil para combater doenças como tuberculose, hanseníase, doença de Chagas e infecções transmitidas de mãe para filho, como o HIV, que causa a AIDS, conforme comunicado divulgado pela Presidência.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde continua divulgando os últimos números relacionados à dengue por meio do Painel de Monitoramento das Arboviroses, que incluem casos prováveis, óbitos em investigação, mortes confirmadas e o coeficiente de incidência da doença.

De acordo com os dados mais recentes disponíveis no painel até esta quarta-feira, 40 mortes foram registradas no Brasil devido à dengue, enquanto os casos prováveis da doença totalizaram 392.724.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES