Onça foge de recinto do Zoobotânico de Teresina e equipes realizam buscas

Uma fonte informou que durante a chuva da noite de ontem, uma árvore de grande porte caiu e atingiu o viveiro do animal, que acabou fugindo.

Onça suçuarana foge no Zoobotânico de Teresina e equipes realizam buscas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma onça suçuarana (Puma concolor) fugiu no bioparque Zoobotânico de Teresina, localizado na zona Leste de Teresina. Equipes da Polícia Ambiental seguem nesta sexta-feira (03), realizando buscas na tentativa de capturar o animal, que foi visto e está na imediação interna do local.

O Meionorte.com apurou que durante a chuva da noite de ontem, uma árvore de grande porte caiu e atingiu o recinto do animal, que acabou fugindo. 

Onça sussuarana foge no Zoobotânico de Teresina e equipes realizam buscas (Foto: Lucrécio Arrais)

“Devido às chuvas de ontem e forte ventania, caiu uma árvore sobre o recinto dela. Teve um defeito e ela saiu. No entanto, a situação está controlada, ela está na área interna do parque. Estamos com uma equipe monitorando ela. É questão de tempo para capturar. Já estamos com armadilhas no local e ela está sendo visualizada. Ela não saiu da área interna e que ela tem conhecimento, onde ela fica. Até o anoitecer a gente captura ela”, disse o tenente F. Oliveira, do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

O tenente explicou ainda que as equipes já a avistaram e ela está sendo monitorada. O animal está próximo de uma armadilha com comida.

Em nota enviada ao Meionorte.com, a Administração Bioparque Zoobotânico informou que desde a ciência do ocorrido, todas as medidas e procedimentos necessários para capturar a onça estão sendo realizados, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais. Além disso, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

Veja a nota na íntegra: 

Nota de Esclarecimento

O Bioparque Zoobotânico Piauí vem, por meio desta, informar que devido as fortes chuvas da noite de ontem (02/02/2023), uma árvore de grande porte atingiu o recinto da suçuarana e este foi danificado,  permitindo a sua fuga.

Imediatamente as autoridades competentes foram acionadas, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí – SEMAR-PI, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do Piauí- IBAMA-PI e Batalhão da Polícia Ambiental, que tem sua sede instalada no parque.

As autoridades e a equipe do Bioparque Zoobotânico estão, desde a ciência do ocorrido, realizando todas as medidas e procedimentos necessários para capturá-la, cumprindo todos os protocolos do plano emergencial para captura de animais do Bioparque.

Por fim, a concessionária informa que a situação se encontra sob controle e que, por medida de segurança, o parque permanecerá fechado até a captura do animal.

Teresina-PI, 03 de Fevereiro de 2023.

Administração Bioparque Zoobotânico Piauí

Onça-parda

A onça-parda ou onça suçuarana é um felino forte e ágil. Mede entre 1,5 e 2,75 m de comprimento, do nariz à cauda. Desse comprimento, 63-96 cm é composto pela cauda. Os machos pesam entre 53-100 kg. As fêmeas pesam normalmente entre 29-64 kg. O tamanho da onça-parda que habita próxima a linha do Equador é menor, e maior em direção aos pólos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES