Onda de calor: Inmet coloca cinco estados em alerta vermelho de grande perigo

O Instituto emitiu alertas laranja, indicando perigo, e amarelo, denotando perigo potencial, para diversas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país

Onda de calor: Inmet coloca cinco estados em alerta vermelho de grande perigo | Reprodução/ Inmet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de grande perigo devido à onda de calor que afeta áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este alerta está em vigor a partir de hoje, quarta-feira (14), e se estende até sábado (16). Além disso, o Instituto emitiu alertas laranja, indicando perigo, e amarelo, denotando perigo potencial, para diversas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

O QUE É ONDA DE CALOR E COMO SE FORMA?

🔥 Segundo Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, uma onda de calor ocorre quando a temperatura excede a média em pelo menos cinco graus durante mais de cinco dias consecutivos. Ela explica que a temperatura está intimamente ligada à umidade: "quando o ar está úmido, a temperatura tende a ser mais baixa, mas quando o ar está seco, o calor aumenta."

Portanto, uma onda de calor é resultado de uma massa de ar seco, frequentemente associada a bloqueios atmosféricos. Embora sejam mais comuns nos meses de inverno, essas condições também podem ocorrer durante o verão.

“Um bloqueio atmosférico é uma circulação de ventos no alto da atmosfera, que impede o avanço de frentes frias do Sul para o Sudeste. Como as frentes frias transportam umidade, durante um período de bloqueio, essa umidade não chega no continente e, por isso, o ar seco ganha força e o calor aumenta”, explica a Sassaki.

Maria Clara ainda aponta que a “culpa” não é só do El Ninõ, fenômeno que aquece as temperaturas da superfície dos oceanos no Pacífico oriental e central. “O El Niño potencializa os eventos severos, como as ondas de calor, porque deixa a atmosfera mais quente que o normal, mas também temos as mudanças climáticas que contribuem bastante para as alterações de padrão”, relata.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES