Onda gigante leva medo ao Maranhão

Onda gigante acontece na lua nova e na lua cheia. Porém, coincide com uma das maiores cheias

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de chuvas n?o d? tr?gua ao Nordeste e para parte do Norte do Brasil. Mais de 200 cidades est?o debaixo d"?gua. Cerca de 190 mil pessoas perderam suas casas ou est?o em abrigos nos estados atingidos. A popula??o de muitos munic?pios est? com medo e uma cidade do Maranh?o est? amea?ada por uma onda gigante. A situa??o ? grave.

A onda gigante acontece na lua nova e na lua cheia. Por?m, coincide com uma das maiores cheias no Rio Mearim. O Atl?ntico avan?a com viol?ncia, bloqueando a vaz?o de um dos maiores rios da Amaz?nia. Resultado: o Mearim transborda e alaga fazendas, lavouras e casas.

O impacto da mar? ? maior no munic?pio de Arari. A Pororoca desmancha as margens e chega cada vez mais perto dos ribeirinhos. A cada estrondo os moradores entram em p?nico, pois a onda gigante invade o quintal das casas.

H? moradores que j? se mudaram mais de uma vez para fugir da ?gua. ?Quando a Pororoca vinha, parece que vem acabando tudo?, diz a assustada dona de casa Maria Celina.

Com a for?a do mar, o rio escoa bem mais devagar, prolongando o drama nas cabeceiras. A enchente s? baixou um metro. Cerca de 2.300 fam?lias est?o desabrigadas h? uma semana em Trizidela do Vale e em Pedreiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES