Ondas de calor 'mortais' têm alta probabilidade de atingir Brasil; entenda

Pesquisadores do World Weather Attribution alertam sobre o fenômeno em todos os países da América Latina

Ondas de calor 'mortais' têm alta probabilidade de atingir Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores do World Weather Attribution afirmam que ondas de calor mortais no Brasil e em outros países da América do Sul são 100 vezes mais prováveis devido aos danos ao meio ambiente causados pelo ser humano.

O estudo relata que, embora o início do fenômeno climático El Niño possa ter influenciado os padrões climáticos em larga escala, sua contribuição direta para o calor extremo é pequena em comparação aos sinais da mudança climática causada pelo aquecimento global.

Durante os meses de agosto e setembro, as temperaturas subiram até 4,3 graus Celsius em grande parte da América Latina. No Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina, os meteorologistas registraram temperaturas de 40°C no final do inverno do Hemisfério Sul, conforme relata a pesquisa.

"Eventos de calor como este irão se tornar ainda mais comuns e mais quentes. Com temperaturas médias globais de 2 °C acima dos níveis pré-industriais, estes eventos serão cinco vezes mais prováveis de elevar a temperatura em 1,1 a 1,6 °C em comparação ao que observamos hoje", garante.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET), as capitais Cuiabá e São Paulo tiveram o início de primavera mais quente nos últimos 63 anos.

A World Weather Attribution também aponta que se a temperatura global elevar mais 2 graus Celsius, ondas de calor semelhantes, com alto grau de letalidade, podem ocorrer a cada cinco ou seis anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES