Ônibus coletivos de Teresina devem ter ar-condicionado em 2016

O sistema prevê a reformatação do transporte público coletivo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A instalação de ar-condicionado nos ônibus coletivos é, sem dúvida, uma das principais reivindicações dos teresinenses que dependem diariamente do transporte coletivo. A realização deste “sonho” está próximo de acontecer. Pelo menos é o que garante a Prefeitura de Teresina.

Tudo vai depender da implantação do BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus. O sistema prevê a reformatação do transporte público coletivo de Teresina, com a ampliação da frota para 473 ônibus. O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, explica que o projeto foi desenvolvido no Paraná e, diante do sucesso, tem sido implantado em várias outros estados.

“Queremos dar agilidade e conforto para os usuários do transporte coletivo. A intenção é que o cidadão se sinta confortável e que se crie uma concorrência para o transporte individual. É uma alternativa mais eficiente que o metrô”, considera Bonfim. Entre as mudanças previstas no sistema BRT está a instalação de ar-condicionado em parte da frota de ônibus.

Também estão planejadas a construção de dois Terminais de Integração em cada zona da cidade, três estações de transbordo e a implantação de mais faixas exclusivas de ônibus. Com isso, será proporcionada ao passageiro rápida mobilidade urbana. De acordo com o projeto, haverá diferenciação entre as linhas troncais e alimentadoras.

A intenção da prefeitura de Teresina é que até o início do segundo semestre de 2016 parte do BRT já esteja funcionando. Com obras dos terminais em ritmo acelerado, a zona Sudeste será a primeira região da cidade a ter o sistema implantado.

Sobre um possível reajuste da tarifa da passagem do transporte coletivo, que atualmente custa R$ 2,50, o secretário Washington Bonfim não confirma nem descarta o provável aumento. “Tudo isso será discutido em um momento posterior. O valor atual é caro porque o sistema é ruim. Mas penso que se houver melhora efetiva e serviço de qualidade, os passageiros não terão problema em pagar um valor justo”, finaliza Bonfim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES