Ônibus precário afasta alunos de escola na Chapadinha Sul

A denúncia é do coordenador pedagógico, Adilson Apiaim.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Frequentar a escola tem sido um problema para os alunos matriculados na Unidade Escolar Lucas Meireles, localizada no assentamento 17 de abril, no Km 21 da BR-316, região da Chapadinha Sul.

Isso porque a situação do ônibus que faz o transporte é precária e não oferece segurança para os estudantes. A denúncia é do coordenador pedagógico, Adilson Apiaim.

Fotos enviadas pelo professor Adilson Apiaim comprovam o deterioramento dos veículos. A parte mecânica do ônibus está comprometida. Os freios quase não funcionam, pneus estão desgastados, assentos com o revestimento rasgado, janelas quebradas, falta de cinto de segurança e até a barra da direção está quebrada.

A escola oferece o ensino médio e o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para alunos das nove comunidades que formam o assentamento 17 de abril.

“Nessa zona moram quase duas mil famílias e só essa unidade escolar dispõe dessas modalidades”, afirma o professor Adilson. Segundo ele, a má condição dos veículos é a principal responsável pelo aumento no índice de evasão escolar da região.

Para se ter uma ideia, dos 190 estudantes matriculados na Unidade Escolar Lucas Meireles, somente 135 continuam frequentando a escola. A maioria mora a 12 Km de distância do colégio.

“Os pais não querem que os filhos corram risco de sofrer acidente e acabam os matriculando em escolas mais distantes, como em Teresina ou Dermeval Lobão.

Acontece que com o passar do tempo eles não têm como pagar a passagem de ônibus dos alunos e acaba havendo desistência”, explica o coordenador.

Na última semana um episódio causou revolta nos alunos. Segundo o professor Adilson, os estudantes tiveram que descer do ônibus e atravessaram um trecho da BR-316 a pé.

A medida foi para evitar um acidente, pois o motorista do ônibus perdeu o controle do freio do veículo. O acontecimento foi registrado por meio das câmeras dos celulares dos alunos.

“Essa situação é uma das mais precárias que já vivenciei durante todos os anos em que trabalho como coordenador pedagógico”, lamenta o professor Adilson.

Em entrevista ao jornal Meio Norte, o diretor administrativo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ronald Moura, garante que a pasta está ciente da gravidade do problema e que tomará as devidas providência para resolver a situação. De acordo com Ronald Moura, o problema é específico.

Por determinação da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, uma comissão de fiscalização de transporte escolar foi instalada com o objetivo de identificar casos como o que ocorre na Unidade Escolar Lucas Meireles e cobrar das empresas responsáveis a melhoria do serviço.

“Fui nomeado presidente da comissão e vamos verificar in loco essa denúncia e notificar a empresa responsável.Vamos fazer um relatório e isso pode acarretar até na rescisão do contrato com a prestadora do serviço”, afirma Ronald Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES