ONU denuncia atrocidades e inclui Rússia em lista global de criminosos

Segundo um relatório apresentado ao Conselho de Segurança da ONU,a Rússia é acusada de ter matado 136 crianças na Ucrânia em 2022.

Virginia Gamba fala durante coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York em 11 de julho de 2022 | Lev Radin/Pacific Press/LightRocket/Getty Images/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Rússia foi incluída, nessa quinta-feira (2), na lista global de criminosos da Organização das Nações Unidas (ONU) devido a sua participação na guerra na Ucrânia. Segundo um relatório apresentado ao Conselho de Segurança da ONU e confirmado por um diplomata, a Rússia é acusada de ter matado 136 crianças na Ucrânia em 2022.

Leia Mais

A Reuters citou o relatório da ONU que também menciona que as forças russas e grupos afiliados mutilaram 518 crianças e realizaram 480 ataques a escolas e hospitais ucranianos. Além disso, é relatado que 91 crianças foram usadas como escudos humanos pelas tropas russas.

É importante ressaltar que a Rússia negou anteriormente ter alvejado civis durante o conflito. No entanto, a ONU responsabilizou também os militares ucranianos por matar 80 crianças, ferir 175 e realizar 212 ataques a escolas e hospitais. Apesar disso, a Ucrânia não foi incluída na lista global de infratores da ONU.

O relatório foi redigido por Virginia Gamba, representante especial do secretário-geral da ONU para crianças e conflitos armados. Recentemente, Gamba visitou a Ucrânia e a Rússia, onde se encontrou com Maria Lvova-Belova, uma oficial russa procurada pelo Tribunal Penal Internacional por supostamente estar envolvida em um esquema de deportação de crianças ucranianas para a Rússia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES