Operação é montada para coibir os “rolezinhos de motoqueiros“

O caso do “rolezinho” rendeu uma reunião na Secretaria de Segurança do Estado para investigar essas ações perigosas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (25), vídeos de motociclistas sem capacetes, fazendo manobras arriscadas e intimidando agentes de trânsito em avenidas de Teresina, circularam nas redes sociais, gerando uma alerta para a sociedade. Os agentes de segurança pública  agora vão dar início a uma grande operação para coibição da prática.

O caso do "rolezinho" rendeu uma reunião na Secretaria de Segurança do Estado para investigar essas ações perigosas. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), por meio do coronel Jaime, diretor de Operação e Fiscalização, relatou a preocupante situação enfrentada pela segurança que atua de forma direta no trânsito.

“Há um tempo nós não tivemos mais notícias desses atos. Agora surgiu esse problema do ‘rolezinho’ que eles fizeram em torno de um viatura da Strans, o que é uma afronta não só a Policia Militar, Civil e Strans. Vejo como um cidadão, que é uma afronta à sociedade e nós não podemos mais permitir isso”, relatou.

Imagem ilustrativa (TV Vitória)

A reunião contou com a presença de várias autoridades, entre eles, com o secretário de Segurança, Fábio Abreu, comandantes do BOPE, Serviço de Inteligência e delegados da Polícia Civil.

O coronel Jaime explica os próximos passos dos agentes. “Nós fizemos um planejamento e saiu de lá informações com todas as filmagens desses dias e dos anos anteriores. Vamos fazer um levantamento, procurar essas pessoas, já que a Polícia Civil sabe quem são. Diante do levantamento do Serviço de Inteligência, nós iremos fazer um planejamento para pegar todos eles”, detalha. 

A ideia do secretário Segurança, de acordo com Jaime, é montar uma estrutura de Policia Civil, Policia Militar, Strans e demais órgãos.

“Uma operação gigantesca. A determinação do secretário é levar para a Central de Flagrantes quem estiver praticando e quem estiver na assistência em situação de irregularidade, já que o ato é criminoso e na luz do Código Penal Brasileiro é uma transgressão ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT) no que diz respeito às penalidades de multa”, disse o coronel.

Essas práticas têm como medida administrativa o recolhimento da carteira de habilitação para aplicação da suspensão do direito de dirigir por um período de até um ano. 

Sempre aconteceu

Os "rolezinhos" têm sido recorrentes ao longo do ano todo. São vários flagrantes de motociclistas sem capacetes, em alta velocidade e realizando arrancadas bruscas em movimentadas avenidas de Teresina.

“No início do ano de 2019, diante de imagens de agentes que estavam no turno da noite debaixo da Ponte Estaiada, é possível ver pessoas empinando moto, fazendo arrancadas bruscas e exibições na praça e passageiras na garupa da moto em pé e com roupas inadequadas para o transporte”, relatou o coronel Jaime.

A Polícia Militar, com o Serviço de Inteligência, já havia feito o levantamento dos locais em que as práticas desses atos são mais frequentes. O rodoanel que liga a  BR-343 e BR-316, inclusive, é um dos palcos preferidos para “eventos” que colocam vidas em risco. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES