Operação Escamoteamento prende ex-prefeito e 5 empresários no PI

Gaeco cumpre 29 mandados e bloqueia R$ 8 milhões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, que integra o Grupo de Atuação Especial de Combate e Repressão ao Crime (Gaeco), do Ministério Público do Piauí, afirmou que as investigações da Operação Escamoteamento começaram no ano de 2016 e que as empresas realizavam fraudes a licitação para corroborar o repasse de recursos públicos e deu detalhes da 3º fase deflagrada nessa quinta-feira (23).

“Trata-se de fraudes de licitação a empresas que são de faixada e retiravam parte do dinheiro em espécie que voltava de forma escamoteada, ou seja, parte para gestores públicos e parte para as empresas. Hoje identificamos com relação ao município de Buriti dos Lopes que os valores recebidos são de aproximadamente R$ 8 milhões, referente tanto a empresas como pessoas físicas. As empresas pertenciam aos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Nós começamos a investigação no ano de 2016”, afirmou o promotor.

Foram presos nessa quinta, o ex-prefeito do município de Buriti dos Lopes, no Piauí, Bernildo Duarte Val e seu irmão Jucelino Duarte Val. Foram presos ainda o empresário Carlos Kenede Fortuna Araújo, o Carlinho Pezão, o empresário Jasem Nunes, o empresário Francisco Elânia Moreira Arruda, o servidor público Lindomar Sousa Nunes e o empresário Gerlan Nunes, todos residentes de Tanguá (CE), mais o ex-secretário de Finanças de Viçosa, no Ceará, Rafael de Sousa Arruda. Os presos são suspeitos pelo crime de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção.

O superintendente da PRF-PI, Welendal Tenório, afirmou que a Polícia Rodoviária Federal tem atuado no suporte a prisão dos envolvidos na quadrilha com todo suporte e aparato da instituição como na questão da logística para atuação nesses municípios.

“A operação já vem sendo cumprida há alguns dias  já prendemos 7 pessoas e estamos reforçando a atuação do Gaeco nas prisões mais complexas e temos trabalhado com um aparato diferenciado nessa operação. Sete pessoas foram presas e estamos com outras pessoas foragidas”, destacou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES