Operação Festas Juninas: Imepi inicia fiscalização de produtos no Piauí

Desde a última quarta-feira (25), fiscais do Instituto realizam a coleta de produtos em supermercados, mercadinhos, mercados públicos e lojas.

Itens típicos de festas juninas são fiscalizados pelo IMEPI | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) iniciou a Operação Festas Juninas para fiscalizar produtos típicos do período. Desde a última quarta-feira (25), fiscais do Instituto realizam a coleta de produtos em supermercados, mercadinhos,  mercados públicos e lojas. A operação vai até o dia 24 de junho.

Entram na lista dos produtos fiscalizados, alimentos mais consumidos neste período, como canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces (cocada, pé-de-moleque, etc), milho para pipoca, milho para canjica,entre outros. 

Produtos típicos são alvo de fiscalização do IMEPI | Foto: Reprodução

Segundo o IMEPI, estes produtos serão coletados para análise quantitativa no laboratório de Pré-Medidos do Órgão. Os produtos que não atenderem às tolerâncias de peso exigidas pelas Portarias do INMETRO serão reprovados e será emitido laudo reprovado e auto de infração que irá gerar multa para a empresa infratora, podendo variar de R$ 100,00 a R$ 1.500.000.00.

Após o exame, os produtos poderão ser doados pelo representante para que o IMEPI doe a instituições beneficentes devidamente cadastradas conforme as normas do INMETRO.

Denúncias

O Diretor-Geral do IMEPI, Maycon Danylo afirma que a fiscalização é de suma importância para proteger o consumidor de fraudes, permitindo que produtos de melhor qualidade permaneçam no mercado. O diretor ainda reforça que o consumidor deve ficar atento e caso desconfie de alguma irregularidade, ligue para a Ouvidoria do Imepi:0800 281 1411.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES