Operação vai mapear pontos de poluição do rio Poti em Teresina

A Operação Pente-fino no Poti, deflagrada ontem (4)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Operação Pente-fino no Poti, deflagrada ontem (4), pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem como um dos principais objetivos reacender a discussão acerca da necessidade da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Teresina. A ação promete, até o final do mês, mapear os pontos de maior poluição do rio Poti, onde esgotos são despejados de forma irregular no curso de águas.

O secretário Aluísio Sampaio acredita que a falta de um serviço de esgotamento sanitário eficiente contribui diretamente para a situação de degradação ambiental em que se encontra o rio Poti atualmente. “Queremos alertar a população da importância de se cobrar do poder público um trabalho de coleta e tratamento de esgoto adequado”, disse o gestor.

O esgotamento sanitário de Teresina atende somente 17% da população. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, desde 2007 o serviço não passa por uma ampliação. “Isso acaba afetando não só a questão ambiental, mas como de saúde pública e o próprio desenvolvimento da cidade, pois eu não acredito que uma cidade poder ser edificada sem ter um esgotamento sanitário adequado”, considera Aluísio Sampaio.

Em seu primeiro dia de deflagração, a SEMAM já detectou que também falta um trabalho de conscientização ambiental por parte da população. O secretário Aluísio Sampaio relata que flagrou uma pessoa jogando lixo irregularmente no rio antes do início da fiscalização.

A ação tem como parceiros técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Corpo de Bombeiros, que ofereceu a estrutura técnica à secretaria. A Operação Pente-fino no Poti é abrangente e no primeiro momento visa retirar os aguapés e canaranas que tomam conta do curso de águas.

Durante 30 dias serão detectadas todas as atividades clandestinas e que degradam o meio ambiente. Através de leis ambientais a Semam vai notificar quem estiver irregular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES