Órfão do Bateau Mouche vai receber pensão até os 25 anos

União e empresa dona do barco foram condenadas; cabe recurso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o filho de um casal de vítimas do naufrágio do Bateau Mouche IV, na virada do ano de 1988 para 1989 na Baía de Guanabara, receba da empresa responsável pela embarcação e da União uma pensão mensal no valor de 10 salários mínimos (R$ 5,4 mil) até completar 25 anos.

A União, a empresa Bateau Mouche Rio Turismo Ltda. e seus sócios ainda podem recorrer da decisão. Eles foram condenados na Justiça Federal a pagar uma pensão vitalícia, mas apelaram ao STJ. O site entrou em contato com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com os advogados da empresa Bateau Mouche e aguarda retorno.

Em casos semelhantes, o tribunal tem decidido por delimitar a pensão até os 25 anos. ?É firme a jurisprudência do STJ no sentido de que a pensão devida ao filho menor em decorrência da morte dos pais tem como termo final a data em que o beneficiário completa 25 anos de idade, quando se presume tenha concluído sua formação?, afirmou o ministro Arnaldo Esteves Lima.

Além da pensão, que deve ser paga desde a data do naufrágio até o órfão completar 25 anos, os réus foram condenados também ao pagamento de danos patrimoniais no valor de um quinto do ressarcimento das passagens e das despesas com funeral, sepultura e traslado dos corpos, e danos morais correspondentes a 800 salários mínimos, o equivalente a R$ 436 mil.

O acidente com o Bateau Mouche IV aconteceu na saída da Baía de Guanabara, no Rio, na noite do dia 31 de dezembro de 1988. Ao todo, 55 pessoas morreram no naufrágio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES